terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Operação Réveillon 2024 não registra acidentes fatais nas estradas do Ceará

Foto: Divulgação / SSPDS
Por outro lado, aumentou o número de acidentes em geral
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) registrou zero acidentes fatais na Operação Réveillon 2024, nas estradas do Ceará, frente às três mortes que haviam sido registradas na mesma operação do ano anterior. A operação compreende o período de 29 de dezembro de 2023 a 1º de janeiro de 2024.

Apesar da queda no número de mortes, a quantidade de acidentes em geral aumentou 3%: de 31, no Réveillon de 2023, para 32 no deste ano.

Durante a ação, o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) deu a cabo ações preventivas e ostensivas em todo o Ceará, tendo como principal objetivo ampliar a segurança de quem trafegava nas rodovias no período.

Conforme informou a Polícia Militar, as equipes intensificaram as fiscalizações e abordagens, orientando os motoristas e combatendo comportamentos que podem causar acidentes – como consumo de álcool e direção, ultrapassagens perigosas e retornos proibidos.

A corporação informa que aumentou o número de motoristas autuados com base no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz respeito à direção sob o efeito de álcool ou outra substância. Se em 2023 foram 90 registros de casos do tipo, em 2024 foram 152, em um aumento de 69%.

Houve ainda autuações com base no artigo 306 do CTB, que é quando o condutor está dirigindo com capacidade psicomotora alterada, o que é determinado a partir do teste no aparelho etilômetro (bafômetro), com resultado igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de sangue. Esses casos são caracterizados como crime de trânsito. Foram sete autuações do tipo, enquanto no ano anterior foi apenas um registro.

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.