Foto: Reprodução
Sistema eletrônico utiliza a média das notas do Enem dentro do limite de oferta de vagas por curso e modalidade de concorrência
Sistema eletrônico utiliza a média das notas do Enem dentro do limite de oferta de vagas por curso e modalidade de concorrência
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram iniciadas nesta segunda-feira (22), proporcionando aos estudantes a oportunidade de concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior. O processo de inscrição, que é gratuito, ocorre exclusivamente pela internet e permanecerá aberto até quinta-feira (25).
Podem participar os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente, alcançaram pontuação superior a zero na prova de redação e não se classificaram como treineiros durante a inscrição.
O sistema eletrônico, sob responsabilidade do Ministério da Educação, utiliza a média das notas do Enem dentro do limite de oferta de vagas por curso e modalidade de concorrência, alinhando-se com as escolhas dos candidatos e seus perfis socioeconômicos.
A distribuição de vagas segue as diretrizes da Lei de Cotas, além de adotar políticas e ações afirmativas pelas universidades, incluindo reservas de vagas e aplicação de bônus na nota para candidatos que atendam ao perfil indicado pela instituição.
A divulgação dos resultados da primeira chamada do Sisu está programada para 30 de janeiro de 2024, com as matrículas ocorrendo de 1º a 7 de fevereiro. Entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, os estudantes não selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera.
GCMais