Foto: Divulgação / PMCE
Serão preenchidas 1.200 vagas imediatas para soldado e 113 para segundo-tenente.
Serão preenchidas 1.200 vagas imediatas para soldado e 113 para segundo-tenente.
A lista dos candidatos aprovados em concursos para a Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi publicada com o total de 1.313 nomes no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (11).
Serão preenchidas 1.200 vagas imediatas para soldado e 113 para segundo-tenente. Além da ocupação imediata, foi aprovada a ampliação do cadastro de reserva para ambas as funções, sendo 820 vagas para o posto de soldado e 477 vagas para o cargo de segundo-tenente.
As provas foram realizadas no primeiro semestre de 2023. Em uma delas, cerca de quatro pessoas foram presas por tentarem fraudar o concurso para soldado.
O concurso para a Polícia Militar do Ceará (PMCE) havia sido suspenso pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão, expedida no dia 7 de dezembro de 2023, acatou uma solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que contestou a limitação do número de vagas ofertadas para candidatas mulheres.
Concurso da PM
No dia 20 do mesmo mês, os concursos públicos para formação de soldado e de segundo-tenente da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram liberados após o Estado extinguir o percentual mínimo de 15% para mulheres.
Para além do chamamento imediato de 1.313 aprovados, também foi aprovada a ampliação do cadastro reserva para ambas as funções. No caso do posto de soldado, o cadastro de reserva passa de 500 para 820 vagas.
“Nós tínhamos em torno de 290 pessoas que não tinham, sequer, participado da fase final do concurso. Eu peço atenção a essas pessoas, pois serão chamadas para fazer as próximas fases e, sendo aprovadas, entrarão no cadastro reserva”, explicou o governador ao se referir que dentro das 820 vagas há 290 novos candidatos aptos a concluírem as demais etapas do certame.
Ainda conforme o governo cearense, para o cargo de 2º tenente a ampliação foi de 187 para 477 vagas. Desta forma, as vagas correspondem aos 224 candidatos já aprovados da ampla concorrência e aos 66 das cotas que, pelas regras atuais, estariam eliminados, e mais um novo candidato a ser convocado.
GCMais