quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Concurso Nacional Unificado oferece 6,6 mil vagas em 21 órgãos federais; saiba como participar

Foto: Reprodução
Vagas estão distribuídas em oito blocos temáticos, abrangendo oportunidades para candidatos de nível médio e superior
O Governo Federal divulgou, nessa quarta-feira (10), o lançamento de oito editais para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), visando preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais. Em coletiva de imprensa no mesmo dia, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) detalhou o funcionamento do certame.

As vagas estão distribuídas em oito blocos temáticos, abrangendo oportunidades para candidatos de nível médio e superior. Com uma única inscrição, os candidatos poderão concorrer a vagas em mais de um órgão, desde que pertençam ao mesmo eixo temático. As inscrições ficarão abertas de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, com a prova agendada para 5 de maio. A previsão é que mais de 3 milhões de candidatos se inscrevam.


As provas serão aplicadas simultaneamente em 220 cidades em todo o Brasil. Após a divulgação de uma lista inicial com 217 municípios, três novas cidades foram incluídas atendendo a solicitações da sociedade: Santos (SP), Petrópolis (RJ) e Blumenau (SC). Com essas adições, 94,6% da população do país estará a até 100 km de um local de prova do concurso. Ao todo, serão disponibilizados 5.141 locais de aplicação.

“Aumentará a capilaridade, conseguindo chegar a locais que nunca foram contemplados com uma prova de concurso público federal. É um processo de mudança na face do Estado brasileiro, reforçando nossas iniciativas de democratização do Estado, promovendo maior diversidade e garantindo um Estado verdadeiramente representativo da população brasileira”, afirmou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

O exame será dividido em dois turnos no mesmo dia, com questões objetivas e dissertativas, sendo a Fundação Cesgranrio responsável pela aplicação. Os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações serão divulgados em 3 de junho, enquanto os resultados finais estão previstos para 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação terá início em 5 de agosto.

Concurso Nacional Unificado
O CPNU, desenvolvido pelo MGI, tem como objetivo recompor o quadro de servidores federais e democratizar o acesso às vagas públicas, otimizando custos e processos operacionais. A ministra destacou a autorização de 47% mais vagas no primeiro ano do governo atual em comparação ao período anterior, reforçando o compromisso com a recomposição da força de trabalho.

“A ideia é que isso se torne algo permanente, provavelmente não anualmente, mas talvez bianualmente, ter concursos amplos como esse”, afirmou Esther Dweck.

As inscrições terão taxas de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para nível superior. Isentos do pagamento estão os candidatos do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), estudantes do Fies e ProUni, além daqueles que realizaram transplante de medula óssea.

Os interessados devem se inscrever por meio da plataforma Gov.br, escolhendo um dos oito blocos temáticos no momento da inscrição.
GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.