Foto: Reprodução
Vagas estão distribuídas em oito blocos temáticos, abrangendo oportunidades para candidatos de nível médio e superiorO Governo Federal divulgou, nessa quarta-feira (10), o lançamento de oito editais para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), visando preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais. Em coletiva de imprensa no mesmo dia, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) detalhou o funcionamento do certame.
As vagas estão distribuídas em oito blocos temáticos, abrangendo oportunidades para candidatos de nível médio e superior. Com uma única inscrição, os candidatos poderão concorrer a vagas em mais de um órgão, desde que pertençam ao mesmo eixo temático. As inscrições ficarão abertas de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, com a prova agendada para 5 de maio. A previsão é que mais de 3 milhões de candidatos se inscrevam.
As provas serão aplicadas simultaneamente em 220 cidades em todo o Brasil. Após a divulgação de uma lista inicial com 217 municípios, três novas cidades foram incluídas atendendo a solicitações da sociedade: Santos (SP), Petrópolis (RJ) e Blumenau (SC). Com essas adições, 94,6% da população do país estará a até 100 km de um local de prova do concurso. Ao todo, serão disponibilizados 5.141 locais de aplicação.
“Aumentará a capilaridade, conseguindo chegar a locais que nunca foram contemplados com uma prova de concurso público federal. É um processo de mudança na face do Estado brasileiro, reforçando nossas iniciativas de democratização do Estado, promovendo maior diversidade e garantindo um Estado verdadeiramente representativo da população brasileira”, afirmou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
O exame será dividido em dois turnos no mesmo dia, com questões objetivas e dissertativas, sendo a Fundação Cesgranrio responsável pela aplicação. Os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações serão divulgados em 3 de junho, enquanto os resultados finais estão previstos para 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação terá início em 5 de agosto.
Concurso Nacional Unificado
O CPNU, desenvolvido pelo MGI, tem como objetivo recompor o quadro de servidores federais e democratizar o acesso às vagas públicas, otimizando custos e processos operacionais. A ministra destacou a autorização de 47% mais vagas no primeiro ano do governo atual em comparação ao período anterior, reforçando o compromisso com a recomposição da força de trabalho.
“A ideia é que isso se torne algo permanente, provavelmente não anualmente, mas talvez bianualmente, ter concursos amplos como esse”, afirmou Esther Dweck.
As inscrições terão taxas de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para nível superior. Isentos do pagamento estão os candidatos do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), estudantes do Fies e ProUni, além daqueles que realizaram transplante de medula óssea.
Os interessados devem se inscrever por meio da plataforma Gov.br, escolhendo um dos oito blocos temáticos no momento da inscrição.
GCMais