O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de “chuvas volumosas” em quase toda a região Nordeste até sexta-feira (26).
Conforme o alerta, as chuvas mais intensas devem ocorrer principalmente nos estados do Ceará, Bahia e Piauí, com acumulados que podem ultrapassar 100 milímetros (mm).
A previsão do instituto indica que isso ocorrerá devido à atuação de alguns dos principais sistemas meteorológicos característicos do verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), e a possível formação de um canal de umidade, organizado pela presença de um sistema de baixa pressão no oceano. Esses fatores contribuirão para a ocorrência de chuvas intensas, que podem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
Apesar do potencial para causar problemas, o Inmet ressalta que a chuva também será responsável por alterar o cenário de calor e tempo seco observado na última semana, especialmente no semiárido. “Além disso, a chuva ainda vai colaborar para o aumento da umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água”, destaca o instituto.