Uma adolescente de 15 anos morreu após tomar remédio na veia no Hospital Regional de Iguatu, no interior do Ceará, relata a família.
A mãe de Ana Karolayne, Johnacrís Saturnino, disse que a menina deu entrada na emergência da unidade com queixas de dor abdominal, passou por uma triagem e tomou medicação para dor.
"O médico passou a medicação. Quando a enfermeira foi aplicar na veia, ela (a adolescente) começou a dizer que estava com a vista embaçada e vomitou. A enfermeira disse que era normal".
Após isso, ainda segundo a mãe de Ana Karolayne, a filha disse ter sentido uma dor forte no peito e caiu no chão, 'desmaiada e roxa'.
"Perguntei ao médico e ele disse que era reação da medicação, mas um mês atrás ela já havia tomado essa medicação e nunca citou essa reação".
A polícia foi acionada ao local. A mãe da adolescente disse ter sido colocada para fora da unidade hospitalar e resolveu registrar um Boletim de Ocorrência (B.O).
O caso está sendo investigado pela Delegacia Regional de Iguatu.
O hospital publicou uma nota de esclarecimento através da Prefeitura Municipal de Iguatu lamentando a morte da adolescente.
A unidade disse que questionou durante o atendimento se a paciente tinha algum tipo de alergia a medicações. As duas (mãe e filha) responderam que não, segundo o hospital.
"Logo após a administração do fármaco, a paciente manifestou complicações graves e foi encaminhada imediatamente à sala de estabilização, onde foi prestada toda a assistência adequada. No entanto, a paciente não apresentou melhora, vindo a óbito".