Marcelo Camargo / Agência Brasil
Protocolo em vigor, disponível no site da Sesa, prevê diferentes fases de isolamento
Protocolo em vigor, disponível no site da Sesa, prevê diferentes fases de isolamento
Diante do aumento dos casos de Covid-19 no Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) reforçou a importância do protocolo de afastamento para pacientes diagnosticados com a doença. Para conter a propagação do vírus, o protocolo estabelece um período de isolamento de cinco a dez dias para aqueles que apresentam sintomas.
A orientação é que, ao perceberem os primeiros sinais de sintomas gripais, os pacientes busquem uma unidade básica de saúde ou uma unidade de pronto atendimento (UPA) para realizar uma consulta médica. Após avaliação, será feito o teste para covid-19.
O protocolo em vigor, disponível no site da Sesa, prevê diferentes fases de isolamento. Inicialmente, pacientes com resultado positivo devem permanecer isolados por cinco dias. Se os sintomas persistirem, o isolamento deve estender-se até o sétimo dia. Após cinco dias de isolamento, sem sintomas, o paciente pode optar por refazer o teste. Com resultado negativo, pode retornar às atividades. Caso não realize o teste ou o resultado seja positivo, o isolamento deve prosseguir até o sétimo dia.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesa, Ana Cabral, destaca que, após o sétimo dia, se os sintomas persistirem, o paciente deve manter o afastamento até o décimo dia. Se, após sete dias de isolamento, o paciente estiver sem sintomas e sem o uso de medicamento antitérmico por pelo menos 24 horas, é possível encerrar o isolamento sem a necessidade de um novo teste.
“A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é, em média, de sete dias após o início dos sintomas. Com o isolamento de 10 dias, esse paciente não teria mais potencial de transmitir o vírus para outras pessoas”, explica Ana Cabral. Ressalta ainda a importância do uso de máscara e da evitar contato com outras pessoas, especialmente as imunocomprometidas.
Vacinação continua fundamental
Apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado o fim da Emergência de Saúde Pública para covid-19, o vírus continua em circulação, mantendo sua capacidade de mutação. O secretário executivo de Vigilância Sanitária da Sesa, Antonio Lima Neto (Tanta), destaca a importância da vacinação e enfatiza que a vacina não impede a contração do vírus, mas minimiza as complicações.
Para Lima Neto, é crucial que a população busque a vacinação com a dose bivalente disponível em todas as unidades básicas de saúde e continue usando máscara nas situações recomendadas. O secretário reforça o compromisso contínuo no combate ao vírus e a adaptação constante das autoridades sanitárias para tomar as melhores decisões.
Assistente virtual para dúvidas sobre vacinação
Um novo canal de comunicação foi lançado para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação. Um assistente virtual no aplicativo WhatsApp, parte do programa Saúde com Ciência do Ministério da Saúde, oferece conteúdos diversos sobre imunização, alertas contra notícias falsas e informações adicionais na área da saúde. A plataforma está disponível a qualquer hora e as interações com o chatbot são gratuitas. Para acessar, basta adicionar o número (61) 99381- 8399 à lista de contatos do telefone.
Protocolo de isolamento para Covid-19 no Ceará
GCMais