O protótipo do carro voador eVTOL Genesis X1, que será fabricado no Ceará, foi apresentado na manhã desta quinta-feira (21), a Praça BS, no BS Design, em Fortaleza. Com preço médio de R$ 2,1 milhões por aeronave, o projeto tem dimensões de cinco metros de comprimento, 4,8 metros de largura e um metro e 40 de altura. Projetado para transportar duas pessoas, o veículo atingirá uma velocidade máxima de 130 km por hora, impulsionado por oito hélices e oito motores elétricos, com uma fuselagem composta de fibra de carbono aeronáutico.
Este modelo, um misto de carro voador e helicóptero elétrico, promete revolucionar a mobilidade urbana com voos 100% elétricos, sem uso de combustíveis fósseis. O projeto foi desenvolvido pela startup cearense Vertical Connect em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
O modelo está planejado para operar exclusivamente com voos elétricos, eliminando a necessidade de combustíveis fósseis. A expectativa é que o Genesis X1 seja utilizado em deslocamentos urbanos quando a regulamentação permitir a operação desses veículos. O projeto será aprimorado para substituir o protótipo pelo carro voador.
A Vertical Connect, responsável pelo desenvolvimento do Genesis X1, também está trabalhando em outros protótipos destinados a usos policiais e agropecuários.
Com previsão de início das obras até fevereiro de 2024, a implementação do projeto está estimada para durar seis meses, gerando 30 vagas de emprego durante essa fase. Após a conclusão, a unidade contará com 50 a 70 postos de trabalho no primeiro ano.
Devido à sua natureza 100% elétrica, o Genesis X1 possui custos de abastecimento significativamente inferiores aos de um carro a gasolina. Além disso, os motores elétricos oferecem facilidade de manutenção em comparação com motores a combustão, garantindo maior segurança e recursos avançados de redundância.
As operações iniciais da Vertical estão concentradas em Fortaleza. A fábrica também será no Ceará, mas o escritório comercial está em São Paulo.
Com informações do Portal GC Mais.