sábado, 18 de novembro de 2023

Padre e ex-deputado: Um dos "traidos" por Chico Vaulino em Camocim, será homenageado na Câmara dos Deputados com Medalha Mérito Legislativo 2023

Padre José Linhares foi um dos escolhidos para receber a Medalha Mérito Legislativo 2023
Foto: Reprodução Internet
No início de novembro a Câmara dos Deputados divulgou a lista dos escolhidos para a Medalha Mérito Legislativo 2023, premio destinada a condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades – tanto nacionais quanto estrangeiras que tenham contribuído significativamente para o Poder Legislativo ou para o Brasil. Neste ano, 35 pessoas foram escolhidas para receber as homenagens, incluindo o ex-deputado federal do Ceará, José Linhares Ponte, mais conhecido como Padre Zé Linhares.

Linhares nasceu em Sobral em 1930, e iniciou sua carreira política nos anos de 1988 e 1989, quando participou do Partido Democrata Cristão (PDC) Em 1990, foi eleito o deputado federal mais votado do estado do Ceará pelo PSDB, com a coligação “Geração Ceará Melhor” conseguindo vitória absoluta.

Em 1992, filiou-se ao PST, mas, em 1993, voltou a procurar um novo partido, o PP. Conseguiu ser reeleito deputado federal nas eleições de 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010.

Em 2014, Padre Linhares foi escolhido pelo grupo do governador Cid Gomes para ser o primeiro suplente na chapa do candidato a senador Mauro Filho. Porém, a chapa foi derrotada para a candidatura de Tasso Jereissati, tendo sido sua primeira derrota eleitoral.

No dia 02 de fevereiro de 2015, ao se despedir do mandato de deputado federal, foi nomeado pelo governador Camilo Santana para exercer a função de Presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará, cargo que exerceu até o início de 2019.

Padre Linhares foi indicado para ser o Presidente de Honra do Partido Progressista no Ceará em 2017.

As indicações foram feitas por líderes partidários e membros da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A solenidade de entrega está marcada para o dia 6 de dezembro, às 10h, em sessão especial no Plenário Ulysses Guimarães.

Confira a lista de agraciados:
Lista dos escolhidos para a Medalha Mérito Legislativo 2023 / Imagem: Câmara dos Deputados

Com informações da Câmara dos Deputados

DESTE Blog: Padre Zé, foi quem apoiou e lançou em Camocim, Chico Vaulino como candidato a deputado estadual, mas a eleição de Chico foi um grande "fiasco",a final, Chico já tinha um fraco desempenho como vereador do município, chegando inclusive a votar contra a construção de obras que beneficiariam a população do município. Prestes a nem ser reeleito como vereador, topou no !Tudo ou Nada" ser candidato a prefeito com o apoio de um grupão e obtendo os votos do grupo liderado por Edilsom Veras Coelho, ex-prefeito do município que foi vice na chapa, embora sendo um dos melhores gestores que Camocim já teve. 

Chico foi eleito também com o apoio de Padre Zé, deputado federal e Gony Arruda, deputado estadual, vindo os dois que deram total apoio a candidatura de Chico, a serem obrigados a dividir os votos com Professor Teodoro para estadual e Leo Alcântara, para federal. 

Padre Zé, era um dos que incentiva o prefeito a se levantar da cadeira e ir a Brasília levando projetos para conseguir recursos paraca Camocim e o povo, coisa que Chico nunca fez. "Chico, faça projetos, leve a Brasília, que lá, eu baterei as portas do governo federal, junto com você para trazermos investimentos para esse município". Dizia Padre Zé nos palanques. Chico em sua incompetência e inoperância com a cidade, fez ouvido de mercador e nunca atendeu os pedidos do Padre deputado, que acabou sendo traído por Chico Vaulino, que apresentou desta vez, um Pastor, leia-se Flávio Bezerra, como seu candidato a deputado federal, vindo Padre Zé a perder sua reeleição.

Gony Arruda, o estadual de Chico e depois, (só mais um dos estaduais, pois Chico passou a negociar os votos do povo com vários candidatos), foi trocado por Romeu Arruda, primo de Gony que ainda disputava a reeleição, mas que era adversário de Romeu, exatamente por este ser o único TRAIDOR na família Arruda, e todo mundo conhece a história, inclusive Chico, que declarou isso, após ser traído também por Romeu.

Parabéns ao Pdre e ex-deputado, pelo título, ao mesmo instante em que não podemos dizer ao seu ex-aliado Chico Vaulino, pois este acumula apenas processos por conta de uma gestão que até hoje faz mal aos camocinenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.