Foto: Reprodução
Alguns deputados do PT, Psol, MDB, PP e UB estão querendo instituir o Dia da Consciência Negra (20/11) como mais um feriado nacional.O mês de novembro poderá ganhar um terceiro feriado nacional além dos dois que já possui (dia 2 – Finados e 15 – Proclamação da República). Isso porque há um projeto de alguns líderes da base do governo Lula na Câmara dos Deputados que estão se movimentando para buscar a aprovação da criação do feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Houve inclusive pedido de votação com urgência feito na última segunda-feira (30).
Alguns deputados do PT, Psol, MDB, PP e UB estão querendo instituir o Dia da Consciência Negra (20/11) como mais um feriado nacional. Esse é um projeto de autoria do deputado baiano Valmir Assunção (PT) e tramita na ‘Casa Baixa’ desde 2015 tendo, inclusive, passado por várias comissões na Casa
Para que o feriado já possa ser ‘comemorado’ em 2023, os parlamentares fizeram um movimento ousado. Eles enviaram um requerimento com regime de urgência que, caso seja aprovado, fará a proposta ser votada diretamente no plenário. Isso quer dizer que o texto poderá ser votado sem a necessidade de validação por outras comissões temáticas.
Novo feriado em todo território nacional
De acordo com o texto apresentado pelos deputados, o dia 20 de novembro seria feriado em todo o território nacional. Atualmente a data é feriado apenas em alguns estados brasileiros, como ocorre em São Paulo.
Caso seja aprovado, o terceiro feriado em novembro pode criar um ‘super feriado’. Isso porque existe a possibilidade do feriado da Proclamação da República caia, em algum momento, em uma quinta-feira. Com isso, contando com alguns ‘enforcamentos’ os brasileiros poderiam ter até seis dias de folga. As informações são do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.
GCMais