domingo, 5 de novembro de 2023

Inep aciona Polícia Federal para apurar suposto vazamento no Enem 2023

Foto: Reprodução / Redes sociais
A prova do Enem 2023 começou a ser aplicada neste domingo (5) e a PF deve investigar um possível vazamento de uma página do teste.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal (PF) na tarde deste domingo (5) para investigar a disseminação de uma imagem contendo detalhes de uma das provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que se tornou viral nas redes sociais e em grupos do WhatsApp.

A imagem compartilhada exibe a página 19 do caderno de provas do tipo 3, cor branca, revelando o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Além disso, a imagem inclui instruções para os candidatos sobre a redação, como o número de linhas da folha, o uso de caneta preta e a penalização com nota zero em caso de desvio do tema proposto. Também são visíveis quatro textos de apoio relacionados ao tema.

O Inep confirmou que a imagem foi repassada, nas redes, e explicou que medidas foram tomadas até o momento: “Supostas imagens da prova do Enem passaram a circular nas redes sociais, depois do início da aplicação do exame. Acionamos a Polícia Federal que está investigando para tomar as providências cabíveis.”

Conforme as regras estabelecidas no edital do Enem 2023, é estritamente proibido o uso de dispositivos eletrônicos durante a realização das provas, bem como tirar fotos das mesmas enquanto estão em andamento. Os participantes flagrados descumprindo essas normas cometem uma infração grave e são automaticamente eliminados do exame, também segundo as regras.

Os portões dos locais de prova do Enem fecharam às 13h deste domingo, e as provas tiveram início às 13h30. A partir das 15h30, os candidatos puderam sair das salas, mas sem levar o Caderno de Questões da prova, o qual só pode ser retirado a partir dos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova, ou seja, a partir das 18h30. Conforme as diretrizes do edital, a saída definitiva da sala de provas com o Cartão-Resposta, a folha de redação ou qualquer material de aplicação antes do último intervalo de 30 minutos da prova é motivo para a eliminação do candidato, com a exceção do Caderno de Questões.  

Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.