O Hospital Geral Doutor César Cals, localizado no Centro de Fortaleza, será fechado e transferido para o Hospital Universitário do Estado, no Itaperi, onde está situado o campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A previsão da Secretaria de Saúde do Estado é de que a transferência ocorra em 2024, quando parte da nova unidade de saúde deve ser entregue à população. Mas, ainda não há uma data para o fechamento total do Hospital César Cals.
No total, o Hospital Universitário da UECE terá 672 leitos, divididos em três torres. Uma das torres será ocupada pelos leitos que hoje estão no Hospital César Cals.
O encerramento dos atuais 296 leitos do hospital vem sendo alvo de críticas por parte do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que questiona o fato de a mudança não implicar em um aumento no número de leitos.
“Se você está abrindo uma coisa nova e fechando outra você não está ampliando 650 leitos. Você está na verdade trocando seis por meia dúzia”, afirmou.
De acordo com a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara, a informação do ex-prefeito Roberto Cláudio sobre a perda de leitos não é verdadeira. A gestora afirmou que há leitos reserva que poderão ser agregados aos atuais.
“São três torres e em uma delas vai ficar o Hospital César Cals com toda estrutura e até melhor mais implementada já que o Hospital Universitário vai ter muito mais especialidades e mais suporte. Ele vai ficar em uma desses torres que se chamará Torre César Cals. Não há perda de leitos e sim ganho porque o Hospital da Uece já foi pensado para abrigar o César Cals e ainda tem mais 400 leitos de retaguarda sobrando para ser utilizado para outras especialidades fora os leitos do antigo hospital”, detalhou.
O governador do Estado Elmano de Freitas ainda vai decidir o que fazer com o prédio onde atualmente ainda funciona o hospital César Cals, no Centro de Fortaleza.
Hospital César Cals vai passar a funcionar no Hospital da Uece
Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que, desde o início do projeto de construção do Hospital Universitário do Estado, a proposta é que o Hospital César Cals funcionará no novo equipamento.
A nova unidade de saúde, continua a Sesa, disponibilizará 672 leitos, sendo 474 de internação em enfermaria e 160 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) distribuídos conforme o nível de atenção, 20 leitos na Casa da Gestante, 16 leitos UCINCA (Canguru), e ainda 125 leitos de apoio entre observação, recuperação e hospital dia. A unidade vai ocupar uma área de 78.6 mil metros quadrados (m²) e, com três torres construídas, o hospital abrange os segmentos clínico, cirúrgico e materno-infantil.
A Secretaria destaca ainda que, no pacote de investimento do novo Hospital, ainda integram a urbanização e o paisagismo no entorno das três torres, incluindo áreas verdes e uma praça de aproximadamente 3.400 m² em frente à entrada principal do complexo, a pavimentação de sete áreas de estacionamento, com um total de 2.026 vagas.
GCMais