sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Direita vence eleições parlamentares na Holanda

O Partido pela Liberdade (PVV, na sigla em holandês), do deputado populista Geert Wilders, venceu as eleições parlamentares na Holanda realizadas na 4ª feira (22.nov). A sigla obteve 37 dos 150 assentos na Câmara dos Representantes.

Apesar de ter conseguido o maior número de cdeiras no Parlamento, Wilders precisava de 76 assentos para conseguir maioria absoluta e se tornar primeiro-ministro. Agora, o líder do PVV deve buscar formar coalizão com outros partidos.

A coalizão do ex-comissário da União Europeia Frans Timmermans, formada pelo PVDA (Partido Trabalhista) e o GL (Partido Verde), ficou em 2º lugar, com 25 cadeiras. O VDD (Partido Popular para a Liberdade e Democracia), do atual primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, ficou em 3º lugar, com 24.

As eleições gerais estavam marcadas para em 2025. No entanto, foram antecipadas por conta do colapso do 4º mandato de Rutte em 7 de julho de 2023. A cisão se deu depois que seu governo não conseguiu chegar a um acordo sobre a política para receber refugiados.

Em 10 de julho, Rutte anunciou que deixaria o cargo depois de 13 anos no poder. O atual premiê não liderou seu partido nas eleições gerais. Em seu lugar, foi eleita a ministra da Justiça e Segurança, Dilan Yeşilgöz-Zegerius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.