O futuro político de Ciro Gomes segue uma incógnita, apesar de o político dizer que sua vida eleitoral estaria finalizada após o pleito de 2022, suas ações caminham em sentido contrário. Nessa linha, frisa-se que a disputa interna no PDT Ceará devolveu um certo protagonismo ao ex-governador.
Nessa linha, pontua-se que o PDT considera Gomes um ativo político importante, e vê nele a possibilidade de seguir alimentando uma militância diretamente ligada ao partido. Como ativo eleitoral, a legenda estuda a possibilidade de lançar Ciro na disputa pela Câmara Federal, na perspectiva de que ele repita o mesmo desempenho de 2006, naquele ano ele foi o deputado federal proporcionalmente mais votado do país.
A ação de lançar Ciro na corrida pela Câmara visaria, de acordo com dirigentes partidários, mitigar o impacto que o atual racha da sigla vem causando, gerando e projetando a saída de vários parlamentares pedetistas.
Vale observar que Ciro Gomes não fala publicamente sobre essa possibilidade de candidatura. Outros membros do PDT já chegaram, inclusive, a levantar a possibilidade dele se lançar na disputa pelo Palácio da Abolição.