sábado, 11 de novembro de 2023

CGD instaura processo administrativo-disciplinar contra delegado que deu tapa em mulher

Foto: Reprodução
Agente já foi alvo de outros três processos administrativo-disciplinar da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário no Estado (CGD).
Foi publicada na tarde deste sábado (11) no Diário Oficial do Estado (DOE) uma portaria de instauração de processo administrativo-disciplinar contra o delegado Paulo Hernesto Pereira Tavares. Ele foi flagrado agredindo uma mulher após acidente no município de Aurora, no interior do Ceará. O agente de segurança é responsável por unidades policiais das cidades cearenses de Aurora e Barro, na região Sul do Estado.

O delegado já foi alvo de outros três processos administrativo-disciplinar da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário no Estado (CGD). Dentre as queixas, há registro de embriaguez ao volante, ameaças a policiais e suposto abuso de autoridade com atitudes violentas, todas em 2023.

Na narrativa apresentada no relatório técnico n.º 806/2023, descrito na portaria, o delegado “supostamente estaria perseguindo, no veículo JEEP/COMPASS LIMITED, de cor branca, um menor de idade, tentando atropelá-lo, vindo a perder o controle do veículo, subindo a calçada e colidindo em uma árvore e em um muro”.

O documento conta ainda que o servidor aparentava estar embriagado e “teria se envolvido em uma briga com as pessoas que ali se encontravam, inclusive sendo registrado por meio de filmagens que circularam nas mídias sociais, o momento em que agride com um tapa uma moça, e em seguida profere xingamentos a ela e a um homem que seria o tia dela”.

Por fim, a portaria ordena a apreensão da identificação funcional, o distintivo, a arma, a algema e de qualquer outro instrumento funcional que estivesse com ele.

O documento designou ainda os agentes de segurança que irão acompanhar o processo administrativo contra o delegado. “A 1.ª Comissão Civil Permanente de Processo Administrativo-Disciplinar, formada pelos Delegados de Polícia Civil Bianca de Oliveira Araújo, M.F. n.º 133.807-1-6 (Presidente), Renato Almeida Pedrosa, M.F. 126.888-1-4 (Membro) e pelo Escrivão de Polícia Antônio Marcos Dantas dos Santos, M.F. 198.256-1-2 (Secretário), para processamento do feito”, conclui a portaria.
Delegado deu tapa em rosto de mulher na frente de policias
O delegado voltava de festejos do município quando se envolveu no acidente. Enquanto era filmado por moradores no local do acidente, ele agrediu uma das mulheres presentes com um tapa na frente de policiais que acompanhavam a ocorrência.

Policiais militares da Força Tática e do Batalhão de Rodas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) estavam presentes e tentaram acalmar os ânimos, mas não intervieram diretamente depois da agressão.

A Polícia Civil do Estado do Ceará informou que repudia os fatos ocorridos, afirmando que eles “não condizem com as diretrizes da instituição”. Segundo a nota, o delegado-geral Márcio Gutierrez determinou apuração do caso pela Assessoria de Apuração de Transgressões Disciplinares da Polícia Civil.

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) também determinou instauração imediata de procedimento disciplinar para devida apuração. O procedimento está em andamento na Delegacia Municipal de Brejo Santo.

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.