O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) solicitou ao Exército, nesta terça-feira (3), o nome do militar filmado chutando um animal. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais e causou revolta na web e postado pelo Metrópoles – veja no vídeo acima:
O Exército anunciou que vai abrir um procedimento administrativo para apurar o caso. “O Exército Brasileiro não compactua com nenhum tipo de violência a animais de qualquer espécie. Ao tomar conhecimento do fato, após a análise das imagens, iniciou-se a devida apuração, por meio de procedimento administrativo”, informou a Força Armada na rede social X (antigo Twitter).
O vídeo teria sido gravado em uma instalação militar do Rio de Janeiro. As imagens chocam pela agressividade em que o homem golpeia o animal, que não foi identificado.
A comissão de Defesa dos Animais da Câmara dos Vereadores do Rio comunicou que também vai pedir explicações ao Exército sobre o vídeo que circula nas redes sociais.
O presidente da comissão, Luiz Ramos Filho (PMN), cobra a punição do militar. “É preciso que este soldado e seus comparsas que riem enquanto ele chuta o bicho sejam identificados o mais rápido possível, para que sejam rigorosamente punidos”, afirmou.