terça-feira, 31 de outubro de 2023

Veja dicas para fazer a redação nota mil no Enem 2023

Anos de estudo, muitas renúncias, preparação intensa e, finalmente, o momento decisivo para a vida de 100.702 estudantes potiguares chegou. Nos próximos dois domingos, 5 e 12 de novembro, acontece o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Este ano, o número de inscritos no Rio Grande do Norte teve um crescimento significativo em relação aos anos anteriores, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Neste domingo (5) será o primeiro dia de provas. Com cinco horas e meia de duração, as áreas do conhecimento abordadas nesta etapa incluem 45 questões de Linguagens (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e mais 45 questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), além da desafiadora Redação, temida por muitos estudantes.

E é justamente pela importância e pelo papel crucial no resultado geral do participante, o que vai impactar na aprovação para o curso escolhido, que a redação merece uma atenção especial. Ela vale uma parte considerável na nota do Enem, o que significa que um desempenho fraco pode afetar significativamente a média final. A redação avalia as habilidades de comunicação escrita e é imprescindível que os estudantes consigam expressar suas ideias de maneira clara e coerente.

Em entrevista ao NOVO, o professor de Redação, Rosemberg Ramalho, destaca como deve ser a estrutura ideal de uma dissertação argumentativa. “Nessa reta final, faltando alguns dias para a prova, o aluno tem que destacar o que é prioritário que é a estrutura do gênero textual cobrado, que é a dissertação argumentativa. Lembrar que na introdução se coloca o contexto e a tese, na argumentação, entram o elemento coesivo, o tópico frasal, a estratégia argumentativa e a análise crítica. Já na intervenção trabalha-se uma retomada do problema, apresenta-se, portanto, toda a estrutura de elementos constitutivos da intervenção, como o agente, a ação, a finalidade, o meio bem detalhado, e um ‘fechozinho’. Com essa estrutura, o estudante já vai ter uma organização e um projeto de texto bem definido”, explica o diretor do CALL Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.