A confusão sobre o real aniversário de @lulaoficial revela uma história curiosa sobre suas origens, no interior de Pernambuco.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz aniversário em 27 de outubro – nesta sexta-feira – mas há uma certa confusão sobre a data em que o presidente realmente nasceu.
Foi no dia 27 de outubro mesmo ou no dia 6 de outubro?
Na realidade, Lula nasceu de fato no dia 27 de outubro de 1945, mas foi registrado como nascido no dia 6 de outubro. A história por trás da confusão se confunde com as origens humildes do atual mandatário.
Como explicado por Frei Chico, irmão mais velho do presidente, as crianças em Vargem Comprida, no interior de Pernambuco, só eram registradas de tempos em tempos, de modo que os documentos oficialmente só saíam semanas ou meses depois das crianças estarem vivas. O relato do irmão foi feito ao Boletim Lula Livre.
Havia dificuldade de locomoção para as regiões onde eram feitos os registros, e sem o nascimento oficialmente reconhecido com um documento, o que restava para as famílias era o chamado batistério, que comprova que a criança foi batizada na Igreja Católica. “As pessoas que nasciam na roça dificilmente iam à cidade tirar registro. E quando muito, quando ia batizar, tirava um tal de batistério”, explicava o irmão.
Esses documentos foram levados por Lula e a família para São Paulo, quando o futuro presidente tinha apenas sete anos de idade. Foi apenas nessa época em que o registro de nascimento foi oficializado.
Na ocasião, porém, como conta Frei Chico, houve confusão com a profissional do cartório de Santos em que os irmãos foram registrados. A postura da escrivã, explica ele, intimidou a mãe dos meninos – inclusive propondo mudar o nome de uma das crianças ali na hora – e acabou havendo confusão nas datas na hora do registro.
O resultado é que Lula foi registrado com uma data de nascimento diferente do dia em que ele de fato veio ao mundo, mas para seus apoiadores a história virou motivo para dá-lo outro aniversário. Com isso, virou hábito, nos círculos que apoiam o petista, parabenizá-lo tanto por 27 de outubro quanto por 6 de outubro, como consta no documento.
GCMais