terça-feira, 31 de outubro de 2023

“Hoje, no Ceará, não se realiza uma obra sem pagamento de propina”, diz Ciro Gomes. Deputado quer ouvi-lo na Assembleia

Ciro e Tasso Jereissati, no encontro do PSDB cearense, segunda-feira (30).
Foto: Blog do Edison Silva
As mais recentes declarações do ex-deputado federal Ciro Gomes (PDT), apontando casos de corrupção no Governo Elmano de Freitas, se transformaram em tema de pronunciamentos na Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (31). O deputado Sargento Reginauro (UB) vai apresentar requerimento convidando o pedetista a prestar esclarecimentos à Casa, enquanto que a deputada Dra. Silvana (PL) afirmou que levará o assunto ao Ministério Público.

Ciro Gomes disse no encontro estadual do PSDB cearense, segunda-feira (30) à noite, que em todas as obras do Governo do Estado do Ceará, atualmente, na Secretaria de Infraestrutura, na Superintendência de Obras e na Cagece, cobram propina. Ele repetiu a informação, para incluir, também o Detran.

“Um assunto extremamente grave. Aconteceu a primeira vez, no primeiro semestre. Eu tentei fazer provocação nesta Casa e não fui ouvido. O ex-governador do Estado falou da corrupção no Governo Camilo, com acusações graves. Eu não vi uma nota do governador Camilo ou do Governo tentando processar o Ciro. Ou é verdade ou ele precisa ser processado. Tem uma máxima que diz: quem cala, consente”, apontou Reginauro, que teve requerimento rejeitado com teor semelhante rejeitado por seus pares.

Desta vez, segundo o parlamentar, Ciro Gomes veio a público, “sem nenhuma cerimônia e sem pudor”, e disse na convenção do PSDB que “no Estado do Ceará não se faz uma obra sem pagamento de propina” “Nós éramos para estar todos preocupados em discutir esse esquema. Como assim? Não foi uma pessoa qualquer que falou. É uma figura pública, um ex-ministro, ex-governador, que, inclusive, esteve ligado a esse mesmo grupo político durante anos e anos”, pontuou.

“Ele está dizendo que não se faz mais obras no Estado do Ceará sem o pagamento de propina. Isso precisa ser investigado. Estou preparando mais um requerimento e que a gente escute, a convite, o ex-governador Ciro Gomes. Vou provocar o Ministério Público e os órgãos de controle. Precisamos saber. Isso precisa de esclarecimentos, e o governador do Ceará deveria vir a público, no mínimo, para responder”, disse.

A deputada Dra. Silvana (PL) também estranhou as denúncias feitas por Ciro Gomes, visto que o dirigente partidário não fez tais acusações quando estava alinhado com a gestão do ex-governador Camilo Santana. “Ele tem que provar e os podres têm que ser revelados. Ele diz que tudo nesse Estado se faz com propina e ele é só um doidinho? Se ele disse uma baboseira, ele deve ser incriminado pelo que disse. Estou fazendo um requerimento ao Ministério Público. Ele diz que tem propina e essa Casa fica se fingindo de doida. Ele estava no meio dessa propina e não dizia nada”, atacou.

Aliado de Ciro, o deputado Cláudio Pinho (PDT) também destacou a seriedade das denúncias e defendeu que a Casa Legislativa apoie o convite ao pedetista. “O que ele disse foi muito sério. Se essa Casa tiver homens e mulheres comprometidos com o Ceará, tem que, no mínimo, convidar para que ele preste esclarecimentos. Vamos investigar o que ele disse”, defendeu.

Confira trecho da fala de Ciro Gomes no evento de ontem (30):
Blog do Edison Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.