segunda-feira, 3 de julho de 2023

Dente na comida e dedos quebrados: Novas denuncias em presídios do Ceará

Com a notícia do afastamento de toda a diretoria da Unidade Prisional Agente Elias Alves da Silva (UP-IV), a antiga CPPL IV, devido aos casos de tortura dentro da unidade, novas denúncias do que, supostamente, vêm acontecendo em outros presídios do Ceará chegaram à reportagem e ao Judiciário Estadual. Os relatos indicam agressões diárias, privação de atendimento médico e até mesmo problemas graves na alimentação fornecida, como comida estragada e um pedaço de dente encontrado dentro da marmita de um interno.

A reportagem ouviu dezenas de familiares de presos que não suportam as práticas atuais nos equipamentos. Em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste, os juízes corregedores das quatro Varas de Execução Penal de Fortaleza disseram que "o volume de denúncias e algumas situações constatadas têm gerado forte preocupação dos juízes corregedores, que não compactuam com qualquer situação de violência ou violação de direitos".

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) nega as denúncias. Para a Pasta, que há poucos meses incluiu na nomenclatura o 'Ressocialização', as acusações são infundadas e "tentativa de ataque coordenado contra as políticas de ressocialização em larga escala da população privada de liberdade do Ceará, bem como a forte valorização que a polícia penal cearense tem recebido do Governo do Estado nos últimos anos".

Via Blog do Carlos Delhon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.