terça-feira, 25 de julho de 2023

Ceará adere a programa para ajudar catadores de materiais recicláveis

Foto: Reprodução
O Ceará tem 3.655 catadores registrados, que serão beneficiados diretamente pela ação
O Governado do Ceará aderiu ao programa Diogo Sant’Ana Pró-Catadores para Reciclagem Popular. Buscando promover mais dignidade para essa classe dos catadores de materiais recicláveis, governador Emano de Freitas assinou a adesão na tarde desta segunda-feira (24),

“O dia de hoje é um daqueles que fazem a gente entender o nome deste Palácio, o motivo de vocês estarem aqui no Palácio da Abolição. Para a gente abolir a fome, a escravidão, o sofrimento”, foi assim que o governador Elmano de Freitas deu início a seu discurso aos catadores e catadoras do Estado.

O chefe do Executivo cearense destacou a importância da elaboração e implementação desse tipo de política pública efetiva, que presta apoio a grupos sociais mais vulneráveis.

“Estamos aqui assinando um decreto para aderir a um plano do nosso querido presidente Lula, para ajudar catadores e catadoras do Brasil inteiro. Aqui no Ceará nós já temos o Auxílio Catador, que é um quarto do salário mínimo, para mais de 3.600 catadores e catadoras, mas queremos avançar muito mais. Essa adesão vai nos permitir chegar mais perto dessa classe, para assim ajudar as associações na reforma dos seus galpões, na compra de equipamentos e assim eles poderem prestar cada vez de maneira melhor o serviço que já prestam a sociedade”, pontuou o governador.

Participaram da cerimônia, junto ao governador, a senadora da república, Augusta Brito; a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire; a secretária da Proteção Social, Onélia Santana; a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França; e outras autoridades.

Adesão ao programa no Ceará
O programa Diogo Sant’Ana Pró-Catadores para Reciclagem Popular foi sancionado pelo presidente Lula em fevereiro deste ano e simboliza a retomada de ações integradas dos poderes federativos (União, Estados e Municípios) em prol da dignidade dessa classe trabalhadora. Durante o evento, o governador ressaltou que em agosto receberá os prefeitos cearenses, e que fará o pedido para que os municípios passem a aderir ao programa, para assim reforçar a corrente em prol da pauta.

O objetivo da adesão ao programa é a junção de esforços institucionais com o Governo Federal em busca da promoção e da defesa dos direitos humanos das catadoras e dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

“Essa tarde é de muita importância, não só para a classe dos catadores, que tem um trabalho excepcional aqui no Estado, mas também para nós, que trabalhamos no governo e acompanhamos essas políticas inter estruturais”, afirmou a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire. “À frente da secretaria do Meio Ambiente, eu tive a oportunidade de receber várias demandas dos catadores e catadoras do Estado, e poder presenciar, de perto, a importância dessa classe para o nosso meio ambiente”, completou.

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.