segunda-feira, 31 de julho de 2023

Botafogo líder absoluto, Flamengo em crise interna e Vasco na lanterna

A 17º rodada do Brasileirão Série A foi marcada por goleadas, demissões e larga vantagem do líder. O Botafogo se manteve como primeiro da tabela e abriu uma distância de 12 pontos de Flamengo e Palmeiras. O Rubro-negro venceu com confusão no vestiário. E o Vasco perdeu mais uma, a quarta seguida.

O Alvinegro recebeu o Coritiba, no Nilton Santos, no domingo (30), e venceu por 4 a 1 o Coxa. A vitória veio pelos pés de Tiquinho Soares e Gustavo Sauer, que marcaram duas vezes cada. Com mais três conquistados, o Glorioso se isolou no topo da tabela com 43 pontos.

E o Flamengo foi até Belo Horizonte/MG para enfrentar o Atlético Mineiro, no estádio Indepedência, no sábado (29). O Galo saiu na frente com gol de Paulinho, aos 33 minutos do primeiro tempo. E os rubro-negros empataram com gol de Arrascaeta, aos 34 minutos da segunda metade. Logo em seguida, aos 41, viraram o placar com Wesley. A vitória em cima do Alvinegro Mineiro levou a equipe carioca para a segunda colocação na tabela com 31 pontos.

No entanto, a vitória do Flamengo foi ofuscada pela polêmica envolvendo Pedro e o preparador físico Pablo Fernández. A crise dentro do rubro-negro começou quando o atacante demostrou insatisfação no banco de reservas e, na partida contra o Galo, se recusou a ir se aquecer. A decisão do camisa 9 gerou atrito no vestiário e Fernández foi tirar satisfação com o jogador.

De acordo com a imprensa carioca, o preparador físico teria enquadrado Pedro, afirmando que a postura do atacante era uma falta de respeito. O jogador respondeu dizendo que a comissão técnica de Sampaoli não tem respeito por ele e que o trabalho do camisa 9 estaria sendo afetado e arruinado desde com a chegada dos argentinos no Flamengo.

Após a resposta, Fernández agrediu Pedro com um soco na boca. O caso foi parar na Polícia Militar, depois do atacante prestar B.O. contra o preparador físico. O volante Thiago Maia, o atacante Everton Cebolinha e o zagueiro Pablo testemunharam e confirmaram a versão do centroavante. Na noite de domingo (30), o Flamengo confirmou a demissão de Pablo Fernández e que iria punir Pedro por indisciplina.

Voltando ao Brasileirão, a rodada de domingo contou com a goleada do Palmeiras em cima do América/MG. Neste duelo de alviverdes, quem saiu vitorioso foi o paulista pelo placar de 4 a 1, com gols de Murilo, dois de Rony e Arthur. Nicolas descontou para o Coelho. A vitória garantiu a terceira posição para o Palmeiras com 31 pontos, empatado com o Flamengo que ficou em segundo por causa do número de vitórias.

E o Corinthians recebeu o Vasco, na Neo Química Arena, no sábado (29). O Majestoso venceu o Almirante por 3 a 1, com gols de Maycon, Yuri Alberto e Róger Guedes (de pênalti), garantindo a 14º posição. Do lado Cruzmaltino, Gabriel Pec descontou aos 25 minutos do segundo tempo. Com a derrota, o Vasco continua na lanterna do Brasileirão com 9 pontos.

Na artilharia, Tiquinho Soares, do Botafogo, se isolou com 13 gols. O jogador do Glorioso abriu vantagem de cinco gols do Vitor Roque, do Athletico/PR, que tem oito gols.

O detalhe é que Tiquinho possui mais gols marcados nesta Série A do que o Vasco em todo o Campeonato de 2023, que tem 12 gols marcados, resultando em um dos piores aproveitamentos de todos os clubes das séries A, B, C e D do Brasileirão.

Anitta defende Cardi B por jogar microfone em fã após ser atingida por um copo de bebida

Anitta defendeu Cardi B do ataque de fúria que a cantora teve durante um show em Las Vegas, Estados Unidos. A intérprete de sucessos como “Be Careful” e “I Like It” perdeu a paciência com um suposto fã ao ser atingida em cheio por um copo de bebida. Imediatamente, a cantora reage ao “banho” e arremessa o microfone na direção da pessoa.

“Agora as pessoas estão fazendo isso para hypar na internet, jogando coisa no artista que está no palco. Me dá um ranço, me dá um ódio. Me sobe um negócio aqui”, disse a brasileira em vídeo publicado em suas redes sociais. Anitta fez um feat com Cardi B na música “Me Gusta”.

A funkeira, que circulou recentemente com ator italiano Simone Susinna, do filme “365 Dias” (Netflix), pela Europa, citou um episódio envolvendo a cantora Bebe Rexha, que foi hospitalizada após ser atingida por um telefone arremessado no palco: “Se cai em mim e me leva para o hospital, igual a Bebe [Rexha]… Me leva para o hospital que eu vou levar você juntinho”, disse.

Anitta então prosseguiu contando o que faria com o agressor. “Bato a cabeça, vai eu e você para o hospital. Quer ficar comigo? Vamos ficar juntos, fdidos. Joga a prra do telefone, eu quebro. Se for Samsung não quebro não, se for outro eu quebro”, riu Anitta, que não perdeu tempo e ainda fez um merchan no desabafo.

No momento do incidente, Cardi B se apresentava na Drai’s Beachclub, uma casa noturna de Las Vegas. O vídeo circula nas redes sociais mostra a confusão. Logo em seguida, os seguranças descem do palco e retiram o fã do evento.

Ex-mulher de Randolfe diz ter sofrido “violência psicológica”

A ex-mulher do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Claudenira Teixeira Monteiro, disse na 6ª feira (28.jul.2023) ter sofrido “violência psicológica” durante o casamento com o congressista.

O senador se casou pela 3ª vez em Brasília, com a advogada Priscila Barreto, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros, senadores e deputados.

“Que ela não sofra a violência psicológica que eu sofri quando casada com ele. Foram várias Ações de Divórcio Consensual, sem sucesso, o que só se concretizou quando entrei com o Litigioso”, disse Claudenira no Twitter ao comentar uma publicação sobre o casamento do senador no dia da cerimônia.
O Poder360 procurou a assessoria de imprensa de Randolfe Rodrigues na 6ª feira (28.jul.2023) e neste sábado (29.jul). Os contatos foram feitos por telefone e mensagem via WhatsApp. Até a conclusão e publicação deste texto, nenhum posicionamento foi recebido. Quando e se desejar expressar sua posição, este post será alterado para incluir a declaração do senador a respeito do caso.

Os ministros palacianos Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral) compareceram ao casamento. Da equipe ministerial, também estiveram na cerimônia José Múcio (Defesa) e Renan Filho (Transportes).

Poder360

Pai e filho morrem após queda de avião na divisa de Rondônia com Mato Grosso

Duas pessoas morreram neste final de semana após a queda de um avião bimotor na divisa dos estados de Rondônia e Mato Grosso.

As vítimas foram identificadas como o pecuarista Garon Maia Filho, que também atuava como piloto de aeronaves de pequeno porte, e seu filho, um adolescente de 12 anos.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Rondônia, os destroços da aeronave foram encontrados na manhã deste domingo (30) em uma área de mata fechada perto de Vilhena (RO), município vizinho de Mato Grosso a cerca de 700 quilômetros de Porto Velho.

Ainda de acordo com os bombeiros, o avião saiu do aeroporto de Vilhena no sábado (29), e a corporação foi notificada do desaparecimento por volta das 22h.

Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) disse que investigadores do Seripa 7 (Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foram acionados para levantar as informações iniciais da ocorrência neste domingo.

O órgão é ligado ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). As causas da queda ainda não foram confirmadas.

Garon Maia Filho, chamado de Garonzinho, pertencia a uma família reconhecida pela atuação na pecuária em regiões como Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Nas redes sociais, pessoas próximas publicaram mensagens lamentando o acidente. “É com profunda tristeza que recebemos a notícia sobre o trágico acidente aéreo ocorrido no estado de Rondônia, que resultou no falecimento de Garonzinho Maia e seu filho Kiko”, disse nas redes sociais o prefeito de Araçatuba (SP), Dilador Borges.

“Garonzinho era piloto experiente e tinha paixão pela aviação e pecuária. Era filho do saudoso Garon Maia e da empresária Cristina Maia, além de neto de Braulino Maia, mais conhecido como Garon Maia, uma lenda da pecuária brasileira. Neste momento de dor e pesar, prestamos nossas sinceras condolências aos famíliares e amigos”, acrescentou.

Nomeado por Lula, superintendente do Incra cita ocupação do MST como experiência profissional em currículo

Nomeado pelo presidente Lula (PT) em abril deste ano como superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Rio Grande do Sul, o ex-prefeito de Pontal Nelson José Grasselli (PT) colocou em seu currículo como experiência profissional ter participado da ocupação que deu origem ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Participou da ocupação da Fazenda Anonni em 1985”, diz como primeira experiência em documento disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A invasão ao qual o político se refere ocorreu em outubro daquele ano e, a partir dela, a Fazenda Anonni passou por reforma agrária e assentou mais de 420 famílias. Também em seu currículo, Grasselli afirma ter coordenado o acampamento por dois anos, entre 1985 e 1987, ano em que foi eleito diretor estadual do MST. Por quatro mandatos, o superintendente esteve na prefeitura de Pontão (1997-2004;2013-2020).

A escolha de Lula por um ex-integrante do MST não é novidade. Em abril, o presidente atendeu as reinvindicações e nomeou sete superintendentes que haviam sido indicados pelo movimento social.

Na superintendência do INCRA do Rio Grande do Norte, por exemplo, o nome escolhido foi o ex-integrante Lucenilson Angelo de Oliveira. Ao contrário de Grasselli, no entanto, o currículo de Oliveira não cita o movimento social ou ocupações.

Com informações de O Globo, Luísa Marzullo

Luciano Hang ‘morre’ em vídeo de humorista de esquerda: ‘Nosso negócio é descer a porrada em patriota’

O comediante de esquerda Tiago Santineli, crítico do ex-presidente Jair Bolsonaro, lançou um vídeo polêmico, na semana passada, intitulado Antipatriotas. O curta se baseia no Bastardos Inglórios, filme do cineasta Quentin Tarantino que mostra soldados norte-americanos matando nazistas.

No teaser, é possível ver um sósia do dono da Havan, Luciano Hang, apoiador de Bolsonaro, ser morto a pauladas. Antes do assassinato, o empresário é chamado de “idiota de verde” e tem de se ajoelhar em estrume de vaca. “Você tá ligado que nosso negócio não é fazer notinha de repúdio contra vocês”, diz o comediante de esquerda. “Nosso negócio é descer a porrada na cabeça de patriota.”

Durante uma espécie de interrogatório, Hang se recusa a entregar a localização de uma colega chamada Nicole. “Não vou colocar a vida de patriota em risco”, diz o empresário. “Não vou falar nada para você nem para esses comunistas maconheiros.”

Santineli dobra a aposta e se dirige a um colega. “Tem patriota querendo se encontrar com Olavo”, afirma, em alusão ao filósofo, morto em janeiro de 2022.

Acaraú: Colisão de moto em muro deixa um morto e um ferido

Uma mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido num acidente ocorrido no fim da tarde deste sábado (29), no município de Acaraú, interior do Ceará

Wargoson Alves, de 29 anos, pilotava a moto na localidade de Lagoa do Carneiro, quando por motivos ainda desconhecidos, acabou colidindo com um muro

A passageira da moto, identificada como Maria Andressa de Freitas Marques, de 27 anos, chegou a ser socorrido com vida, mas nao resistiu aos graves ferimentos e faleceu.

Wargoson foi socorrido em estado grave com o SAMU, onde seria transferido a cidade de Sobral-CE

A vitima fatal Maria Andressa, era natural do município de Itarema, porem residia na localidade de Mirindiba, na zona rural de Acaraú.

Portal Vale do Acaraú

Polícia Federal prende mães que gravavam cenas de crianças sofrendo abuso sexual

Foto: Reprodução
O conteúdo seria repassado para um psicólogo aliciador por meio da internet
Seis mulheres foram alvos da Operação Anêmona, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (31), no Ceará e no Rio de Janeiro. Entre as suspeitas, estão mães que gravaram os próprios filhos e outras crianças sofrendo abusos sexuais. O conteúdo seria repassado para um psicólogo aliciador por meio da internet. Ainda sendo cumpridos um mandato de medida cautelar de afastamento do lar e mais seis mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal.

O nome dado à ação, “ANÊMONA”, faz referência à anêmona-do-mar, animal que tem com uma de suas características não cuidar de seus filhotes. A investigação teve início em setembro de 2022, em decorrência de publicações de um usuário em fóruns da DarkWeb, que atuava no convencimento de mulheres com filhos pequenos para que abusassem de seus filhos, produzissem imagens dos atos criminosos e compartilhassem com o suspeito. A Polícia Federal, por meio da Força Tarefa de Identificação de Vítimas, utilizando-se de modernas técnicas de investigação cibernética e intensiva tecnologia, conseguiu identificar o suspeito, residente na cidade de Fortaleza.

Mães são presas em operação da Polícia Federal
Em dezembro de 2022 o suspeito foi preso na deflagração da Operação Psique Sombria. No material apreendido em poder deste foram identificados mais de 12 mil arquivos, dentre os quais havia registros de diálogos mantidos entre o aliciador e mulheres por este cooptadas para que praticassem abusos sexuais em face de seus filhos e/outras crianças com quem mantivessem convívio, além de diversas mídias como vídeos, fotografias, documentos e outros elementos que retratavam de forma explícita os atos criminosos perpetrados.

A PF identificou seis das mulheres, que são alvo da operação Anêmona. As investigadas residem em Fortaleza/CE, Maranguape/CE, Juazeiro do Norte/CE e Belford Roxo/RJ e serão indiciadas pelas práticas dos crimes de estupro de vulnerável, satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente, além dos crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, crimes com penas de até 45 anos de prisão.

A ação policial objetiva, além de fazer cessar os abusos praticados pelas investigadas, a proteção, resgate e identificação de vítimas e conta com o apoio dos Conselhos Tutelares II e IV do município de Fortaleza, do Conselho Tutelar II do município de Juazeiro do Norte e do Conselho Tutelar do município de Maranguape. As investigações continuam.

GCMais

Ceará registra duas mortes por descarga elétrica no fim de semana. Vítimas tinham 4 e 22 anos

Casos ocorreram em cidades diferentes do estado
Vítimas morreram no sábado
Bruno Gabriel, de quatro anos, e Olavo Oliveira, de 22, morreram em decorrência de choques elétricos
Uma criança de quatro anos e um homem de 22 anos morreram no último sábado (29) vítimas de descargas elétricas nas cidades de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, e Independência, no interior do Ceará.

O primeiro acidente ocorreu em Itaitinga. Na sexta-feira (28), um menino identificado como Bruno Gabriel, de apenas quatro anos, teria recebido uma descarga elétrica dentro de casa.

Em nota, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que foi acionado para resgatar a criança, mas quando chegou ao local, ele já havia sido levado por uma ambulância do município para o hospital de Itaitinga.

Bruno Gabriel chegou ao local com parada cardiorrespiratória após o choque, mas foi reanimado pela equipe. Depois, o Samu foi novamente acionado, desta vez para levar a criança para o Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza. O menino ficou sob atendimento médico até o sábado (29), mas veio a óbito.

O segundo caso ocorreu no sábado (29) na cidade de Independência, na região do Sertão de Crateús. Um jovem identificado como Olavo Oliveira, de 22 anos, morreu após receber uma descarga elétrica enquanto fazia uma instalação relacionada a serviços de internet.

Olavo trabalhava como técnico de telecomunicações e de rede de computadores. 

Polícia Federal apreende 326 kg de skunk em assoalho de ônibus que vinha do Pará para o Ceará

Motorista foi preso e autuado em flagrante por tráfico interestadual de drogas
A Polícia Federal apreendeu 326 quilos de maconha do tipo skunk que estavam escondidos no assoalho de ônibus que vinha de Belém, no Pará, para o Ceará. A abordagem do veículo aconteceu em Paracuru, no litoral Oeste do Estado, na última sexta-feira (28). O motorista foi preso.

Conforme a Polícia Federal, durante a abordagem ao ônibus, que não levava passageiros, os agentes desconfiaram das informações fornecidas pelo condutor e resolveram fazer uma inspeção minuciosa, com a ajuda de um cão farejador.

O animal identificou a presença de entorpecentes e durante as buscas os agentes encontraram 315 tabletes de skunk, acondicionados em um fundo falso sob o assoalho do veículo, instalado no corredor e nos assentos do ônibus.
O motorista, que não teve a identidade informada, foi autuado em flagrante por tráfico interestadual de drogas, crime com pena de até 15 anos de reclusão. O homem foi encaminhado ao sistema prisional e está a disposição da Justiça.

Organização criminosa e peculato: Ex-vereadores de cidade no CE são condenados a 367 anos de prisão

A quadrilha foi desarticulada com a deflagração da Operação ‘Day Off’, em 8 de junho de 2018
Documentos apreendidos durante as operações do MP têm ajudado na comprovação das fraudes praticadas
Ex-vereadores, ex-tesoureiras e uma ex-secretária da Câmara Municipal de Capistrano, cidade no Interior do Ceará, foram condenados a 367 anos de prisão (penas somadas). O grupo é acusado por crimes, como organização criminosa e peculato. Conforme acusação do Ministério Público do Ceará (MPCE), enquanto o bando estava no poder, até o ano de 2019, vinham desviando recursos públicos.

Um dos condenados é o político Raimundo Nonato Alves Francelino. A pena contra ele é a maior: 166 anos e quatro meses de prisão, inicialmente em regime fechado. Na época dos fatos, Raimundo estava como presidente da Câmara e teria cometido 15 delitos de peculato, em situações diferentes, aponta o órgão acusatório.

Dos denunciados, cinco foram absolvidos na sentença proferida pelos juízes da Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Foram inocentados: Thalys Batista Pinheiro (vereador), Aiana Nascimento de Oliveira (vereadora), Olavo da Costa Moreira, Manoel Ernilton Ferreira e Ariane Moreira Gomes.

VEJA QUEM SÃO OS CONDENADOS E A VERSÃO DE CADA UM DELES

EX-VEREADOR RAIMUNDO NONATO ALVES FRANCELINO > (pediu absolvição alegando que "uma vez que a conduta não se amolda no tipo penal previsto e não há provas suficientes)" *Condenado a 166 anos e quatro meses de prisão.

EX-VEREADOR JOSÉ ANDRADE GONÇALVES COSTA > (alegou ausência de provas e se disse inocente) *Condenado a 11 anos de prisão

EX-VEREADORA ANTONILDA EZAQUIEL DE HOLANDA > (defesa pediu a absolvição) *Condenada a 9 anos de prisão

EX-VEREADOR CARLOS ANDRÉ COELHO ARAÚJO > (disse não existir prova suficiente e diz que há falta de indícios suficientes de autoria e materialidade do fato) *Condenado a 7 anos de prisão, em regime inicialmente semiaberto

EX-VEREADORA FRANCISCA DA SILVA MAGALHÃES > (defesa diz que não existem provas suficientes para a condenação, pelo fato não constituir infração penal) *Condenada a 11 anos de prisão

EX-TESOUREIRO DA CÂMARA JESUÍNO OLIVEIRA DE CASTRO > (nega participar e disse ser inocente) *Condenado a 71 anos de prisão

EX-TESOUREIRA DA CÂMARA FABRÍCIA OLIVEIRA ALVES > (requereu nulidade da decisão de recebimento da denúncia diante falta de fundamentação do recebimento dos termos) *Condenada a 21 anos de prisão

EX-SECRETÁRIA NA CÂMARA ROSA RIBEIRO ALVES DE OLIVEIRA > (defesa diz que há "míngua de provas ou indícios de que a denunciada tenha concorrido para o crime") *Condenada a 71 anos de prisão

No caso dos vereadores e tesoureiros, os magistrados também decidiram pela aplicação da perda dos cargos públicos/mandados eletivos.

A ACUSAÇÃO
Conforme a denúncia, nos anos de 2017 e 2018, os acusados "constituíram, integraram e promoveram organização criminosa, valendo-se da condição de vereadores para a prática de infrações penais, notadamente o desvio de verbas públicas a partir do pagamento indevido de diárias pela câmara municipal, auxiliados pelos demais acusados na obtenção de documentos para a aquisição de diárias, em eventos diversos".

A denúncia é complexa, envolvendo desvio de verba pública por meio de diárias falsas pagas, bem como a suposta falsificação de documentos para encobrir as fraudes. Ao longo do processo as condutas dos acusados foram individualizadas.

Agora, os juízes destacam que aos réus não se faz jus a substituição da pena privativa de liberdade por penas restritivas de direito ou suspensão condicional da pena, "porque suas penas privativas de liberdade são superiores a quatro anos".

QUADRILHA 
A quadrilha foi desarticulada com a deflagração da Operação’Day Off’, em 8 de junho de 2018, quando quatro vereadores e outros dois investigados foram detidos.

Conforme o Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pelo MPCE, o presidente da Câmara, Raimundo Nonato Francelino, o 'Namim', oferecia as diárias para os demais vereadores sem haver necessidade de viagem, com o propósito de receber apoio político. Em consulta ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), os promotores descobriram que a Câmara gastou "a elevada quantia" de R$ 61 mil em diárias, em 2017 - sendo R$ 20,8 mil destinados apenas ao chefe da Casa.

O principal "destino" dos políticos era a sede da União dos Vereadores do Ceará (UVC), em Fortaleza, onde teoricamente teriam reuniões de trabalho. Apenas em 2017, 'Namim' recebeu 72 diárias com esse propósito; e o ex-tesoureiro Jesuíno Castro, 64. "A secretária da UVC, Rosa Ribeiro, era a responsável por emitir, de forma reiterada, declarações ideologicamente falsas, na qual atestava o comparecimento do vereador ou servidor na UVC, no intuito de embasar o pagamento de diárias por viagens que, na verdade, nunca ocorreram", afirma a peça acusatória.

O esquema teria se repetido com visitas falsas a outras instituições, em Fortaleza.

Mulher é assassinada na mesma rua onde seu marido havia sido morto em 2022

Everlania Alves de Sousa, de 29 anos, foi assassinada a tiros
Uma mulher foi assassinada a tiros na tarde do último sábado (29), na rua Antônio Barros, no bairro Messejana. Everlania Alves de Sousa, de 29 anos, foi morta na mesma rua onde o seu então marido — Jefferson Carlos Assunção de Oliveira, conhecido como Mago, de 34 anos. foi morto em março de 2022.

O caso é investigado pela 3ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 
Everlania havia testemunhado o assassinato de Jefferson Carlos. Ela estava no mesmo carro do companheiro, acompanhada de seus três filhos, quando homens em um veículo modelo Fiat Idea vermelho “fecharam” a rua.

Em seguida, conforme denúncia do Ministério Público Estadual (MPCE), um homem e dois adolescentes desceram do carro já atirando contra Jefferson Carlos. Ele tentou correr, mas foi atingido por sete disparos. Everlania e os filhos também correram e não foram feridos.

Homem com nanismo é preso suspeito de chefiar quadrilha e policiais zombam - "Traz a escada"

Durante a prisão, um dos policiais chegou a pegar o suspeito no colo antes de colocar no porta-malas da viatura
A prisão de um foragido da Justiça de São Paulo, que ocorreu na última sexta-feira (28), ganhou destaque nas redes sociais. O capturado é Rodrigo dos Santos Amaral, de 35 anos, suspeito de liderar uma organização criminosa, além do envolvimento no latrocínio de um tenente aposentado da Polícia Militar (PM). Rodrigo possui nanismo e, durante o momento da captura, policiais riram e disseram que seria necessária uma escada para o homem subir na viatura.

No registro, é possível ver policiais conduzindo o suspeito até a viatura, enquanto riem e fazem comentários sobre a altura do capturado, sugerindo que seria necessária uma escada para ele entrar no automóvel. Para colocá-lo no veículo, um dos agentes chega a pegá-lo no colo e o coloca no porta-malas.

A prisão foi realizada após investigações conduzidas pelas equipes da Delegacia de Embu das Artes, que identificaram a localização do homem em Praia Grande. Na ocasião, o homem tentou apresentar uma identidade falsa, mas acabou detido sem resistência.

Acusações 
De acordo com as investigações, Rodrigo é apontado como líder de uma quadrilha especializada em roubos a residências nas cidades de Embu Guaçu, Itapecerica da Serra e Embu das Artes.

Além disso, há suspeitas de seu envolvimento no latrocínio do policial militar aposentado, Ricardo Boide, de 52 anos. O crime aconteceu quando a casa de Boide foi invadida e a vítima acabou sendo levada como refém e encontrada morta posteriormente em uma área de mata.

AGORA VEJA O VÍDEO

domingo, 30 de julho de 2023

Vendedor ambulante tira certidão de nascimento pela primeira vez aos 65 anos e reencontra família no Ceará

Foto Divulgação/Helv
Pela primeira vez em seus 65 anos de vida, o trabalhador autônomo Francisco Teixeira dos Santos pôde ver seu nome impresso em um documento oficial. O homem, natural de Canindé, no interior do Ceará, recebeu em maio de 2023 sua primeira certidão de nascimento após receber ajuda do serviço social Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), onde esteve internado para se tratar de problemas renais e respiratórios.

Francisco recebeu alta hospitalar em julho, após meses internado. Ele precisava da documentação para dar continuidade ao tratamento em uma clínica de hemodiálise. No entanto, desde que nasceu, nunca havia sido registrado oficialmente.

Natural de Canindé, o homem abandonou a cidade do Sertão Central cearense há mais de 20 anos e foi para Fortaleza, capital do Ceará. No período, ele perdeu contato com os parentes do município do interior.

A equipe do serviço social do hospital, administrado pela Secretaria da Saúde do Ceará, realizou então uma busca ativa para confirmar os dados e a história de Francisco.

De Canindé para Fortaleza

Quando foi para Fortaleza, há mais de 20 anos, Francisco Teixeira não tinha onde ficar. Na capital cearense, ele foi acolhido por uma mulher que trabalhava na venda de lanches e os dois passaram a atuar como vendedores ambulantes.

Da rotina no trabalho, os dois resolveram morar juntos, como amigos. A amizade se estendeu para o resto da família, que tem Francisco como um membro.

Os anos na capital e problemas de alcoolismo fizeram com que Francisco perdesse o contato com a família em Canindé.

Como nunca teve identidade ou registro de nascimento, nunca recebeu nenhum benefício social nem foi cadastro em Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Em novembro de 2022, ao dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com um quadro de pneunomia, Francisco informou uma data de nascimento e o nome da sua mãe. Ao ser internado no Helv, onde ficou até julho de 2023, deu outra data de nascimento e outro nome para a mãe.

A partir da falta de dados e da necessidade de documentos para realizar as etapas seguintes do tratamento, a equipe de assistência social do hospital de Fortaleza realizou a busca ativa pelos dados de Francisco.

Registro oficial e reencontro com família

O primeiro passo foi realizar busca nos arquivos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) por meio da coleta de digitais e de DNA. No entanto, não havia registros de Francisco lá.

Na sequência, a equipe buscou nos cartórios de Canindé, onde Francisco dizia ter nascido. Também não encontraram dados no local.

“Os cartórios de Canindé enviaram uma declaração de ‘nada consta’, justificando pela idade e pelo tempo, que antigamente os cartórios utilizavam livros, atas. Teve um cartório que chegou a relatar que os livros antigos estavam corroídos”, relembra a assistente social Arisângela Girão, que acompanhou o caso.

Do seu nascimento, Francisco recordava apenas o ano e o local de nascimento, na localidade de São Benedito, em Canindé. Sobre dia e mês, não tinha uma data específica.

Diante da situação, o CRAS de Canindé buscou parentes para confirmar a identidade de Francisco. Neste ponto, foram encontrados sobrinhos de Francisco, filhos da única irmã do vendedor ambulante, já falecida.

“Conseguimos localizar um sobrinho dele e foi muito bom, porque imediatamente esse sobrinho, filho de uma irmã já falecida do seu Francisco, veio com a esposa. Fizemos todo o fortalecimento desse vínculo [familiar] com esse paciente que também estava enfraquecido”, aponta a assistente social.

Com informações do G1 Ceará.

WhatsApp vai parar de funcionar em 35 celulares a partir de segunda-feira (31)

Foto Shutterstock
Um dos principais aplicativos da Meta, o WhatsApp deixará de funcionar em 35 aparelhos celulares, a partir da próxima segunda-feira (31). Os dispositivos afetados serão os com Android 4.1, iOS 12 e com sistemas operacionais anteriores aos citados

De acordo com informações do portal Itatiaia, os modelos que não conseguirão acessar o aplicativo fazem parte de marcas famosas, como Samsung, LG e Huawei. Alguns aparelhos da Apple e da Sony também deverão ter o funcionamento do WhatsApp interrompido.

Com informações do Diário do Nordeste.

Irmão de vereador é executado a tiros na frente da família no Ceará

Vítima foi atacada por três homens armados
O irmão de um vereador foi executado a tiros, por três homens armados, em frente da casa onde morava no Bairro Cidade de Deus, em Forquilha, no interior do Ceará, na noite desta sexta-feira (28). O crime foi registrado por uma câmera de segurança.

As imagens mostram um grupo em frente de uma residência, momento que se inicia uma correria das pessoas, entre elas crianças, para o interior da casa.

Um homem armado aparece e vai em direção a vítima, que se rende, coloca o celular em cima de um carro onde estava encostado e fica de costas. Nesse momento, o criminoso faz o primeiro disparo contra a cabeça do homem, que cai no chão.

Enquanto o primeiro suspeito continua atirando, aparecem outros dois, que também atiram. O trio foge em seguida sem levar nada.

A vítima foi identificada como Gederson Rodrigues, irmão do vereador Gerson Freire, presidente da Câmara Municipal de Forquilha. 

Incêndio em garagem atinge diversos veículos de turismo em Cruz

Foto: Diário do nordeste
Um incêndio registrado na madrugada deste sábado, 29, atingiu diversos veículos em uma garagem particular, na cidade de Cruz, no interior do Ceará.

Segundo as informações recebidas pelo Portal Vale do Acarau, o fato teria ocorrido aproximadamente por volta das 02h00, no bairro Malvinas.

Ainda não se sabe se o incêndio possa ter sido criminoso, porém, áudios que circularam pelas redes sociais, relataram terem encontrado material similar a tochas artesanais, no local, além de um forte cheiro de combustível nos veículos.

Ainda segundo as informações recebidas, provavelmente foram atingidos entre 12 e 13 veículos pelas chamas, entre ônibus e topic, todos da empresa Ítalo Turismo.

Não há relatos sobre possíveis feridos.
O fogo foi controlado por populares, mas os veículos atingidos pelo fogo foram completamente destruídos.

As causas do incêndio são investigadas.

Portal Vale do Acaraú

sexta-feira, 28 de julho de 2023

No interior do Ceará, servidores precisam olhar para retrato do prefeito e de seu pai antes de bater o ponto

Um fato inusitado tem sido motivo de piada nas redes sociais. Servidores do município de Ipueiras, a 314m de Fortaleza, passaram a ver, com frequência, a foto do atual gestor, Júnior do Titico, em frente ao ponto eletrônico, na Prefeitura. Ao lado da foto do prefeito, a foto de seu pai, o ex-gestor de Ipueiras, Titico.

Até o momento, não há uma justificativa plausível para a exposição do retrato dos políticos justamente diante do ponto eletrônico. Outro fato que chamou a atenção e que corrobora com as teorias levantadas nos bastidores políticos, foi o quadro que expõe a foto do ex-gestor que, em teoria, não tem nenhuma ligação com a administração da cidade.

Fortes críticas da oposição dão conta de que o atual prefeito, Júnior do Titico, é o gestor de direito. O de fato, segundo os bastidores da política local, seria Titico, os responsável por “dar as cartas” na administração municipal de Ipueiras.

Com informações, A Noticia do Ceará

Cantor do Ceará, é denunciado por não cumprimento de agenda e divida

O artista não se manifestou publicamente sobre as recentes denúncias
Em Iguatu, no centro sul do Ceará, o cantor local “Manuka Araújo” tem sido alvo de denúncias nas redes sociais por parte de contratantes que se consideram lesados pelo artista. Segundo relatos, o cantor teria não cumprindo contratos, chegando a faltar seus compromissos agendados com pagamentos antecipados.

Em um dos relatos uma das vítimas alega ter fechado contrato para a sua festa de formatura, marcada para o próximo mês de agosto, tendo efetuado o pagamento integral ao cantor. Entretanto, o artista se encontra inacessível.

Os recentes contatos do cantor foram desativados. “Estamos desesperados, fomos enganados e não sabemos o que fazer. Já pagamos ao cantor, mas ele não cumpriu com o combinado, e agora não temos recursos para contratar outro artista para nossa formatura”, denunciou uma vítima que não quis ser identificada.

Sem acesso à agenda de shows, que estava sob responsabilidade do artista, a situação também afetou a banda que costumava acompanhá-lo.
As vítimas, entre elas proprietárias de bares e restaurantes da cidade, prometem registrar o caso na delegacia de polícia. O artista não se manifestou publicamente sobre as recentes denúncias.

Fonte - maisfm

Família procura por jovem desaparecida em Jijoca de Jericoacoara

Uma jovem de apenas 12 anos de idade, saiu de casa e não voltou mais, a jovem identificada como Rayssa, mora na cidade de Jijoca de Jericoacoara e está como desaparecida.

Se alguém souber onde ela está, ou ver a jovem por aí, entre em contato nesse número (85) 9 9296-8058

Compartilha esse post com mais pessoas para ajudar a localizar Rayssa.

Com informações BlogJeri

Suspeitos de furtar dinheiro de envelopes bancários em agências de 6 municípios em MT são presos no CE e PB

Em apenas um fim de semana em Mato Grosso, os criminosos roubaram quase R$ 100 mil
Os suspeitos passaram um final de semana no estado e aplicaram golpes em cerca de 6 municípios
Quatro suspeitos de participar de um esquema criminoso de furto de envelopes bancários pelo Brasil foram presos nesta quinta-feira (27) pela Polícia Federal de Mato Grosso, nos municípios de Novo Oriente (CE) e Itaporanga (PB). Os criminosos conseguiram retirar uma quantia próxima a R$ 100 mil em espécie somente em dois dias.

As investigações identificaram que dois dos indivíduos passaram um final de semana em Mato Grosso e subtraíram envelopes com depósitos bancários de agências da Caixa Econômica Federal nos municípios de Cuiabá, Cáceres, Poconé, Várzea Grande e Mirassol D’oeste.

A dupla, segundo a polícia, já possui antecedentes criminais pela prática do mesmo crime, inclusive já foram presos em flagrante em uma agência bancária do estado do Ceará no momento em que praticavam um novo furto de envelopes.

O 'golpe do envelope vazio' é uma prática comum entre estelionatários, onde o criminoso tira vantagem da boa fé das vítimas, enviando comprovantes de depósitos realizados. No entanto, esses depósitos não existem e não são compensados pelo banco.

Além das modalidades “pescaria” ou “jacaré”, os suspeitos praticavam fraudes relacionadas à coleta de dados de cartões bancários em todo país através de um equipamento eletrônico popularmente conhecido de “chupa-cabra”, que mantém o cartão da vítima preso no caixa eletrônico.

Dupla invade residência e faz 'roleta-russa' com pai e filha

Caso ocorreu na última terça-feira - Os homens fugiram com a chegada da Polícia Militar
Dois homens invadiram a residência de uma família em Taguatinga, no Distrito Federal, na última terça-feira (25). Durante o assalto, a dupla fez o jogo "roleta-russa", mas, a arma não atirou.

A ocorrência registrada na Polícia Civil detalhou que o pai de 57 anos estava dentro da residência, com a filha de 19 anos, no momento em que a dupla anunciou o assalto. A segunda filha do homem conseguiu se esconder em um armário antes de ser vista e mandou mensagem para parentes e amigos, que chamaram a polícia.

Um dos criminosos pediu dinheiro ao pai, que disse não ter nada em casa. Diante disso, eles falaram que iam jogar "roleta-russa". Tentaram fazer dois disparos, um contra a jovem de 19 anos e outro no chão, mas a arma não atirou.

A dupla fugiu com a chegada da Polícia Militar. Alguns pertences foram levados e as vítimas precisaram fazer uma transferência de R$ 1,2 mil por pix. A Delegacia de Polícia, em Taguatinga Centro, está investigando o caso.

Homem põe celular sob saia de mulher e faz fotos de partes íntimas. Polícia investiga

Polícia deteve gerente comercial de 32 anos por suspeita de crime contra dignidade sexual da vítima na cidade de Crato, no interior do Ceará
Um homem de 32 anos foi detido nesta quinta-feira (27) por suspeita de crime contra a dignidade sexual ao fotografar, sem consentimento da vítima, as partes íntimas dela.

Imagens de câmeras de segurança de uma loja de material de construção na cidade do Crato, no interior do Ceará, registraram o momento em que uma pessoa põe o celular sob a saia da mulher para capturar a imagem.

A vítima foi avisada sobre o crime e comunicou o caso para a polícia. Os policiais tiveram acesso às imagens das câmeras de segurança e constataram o crime.

O suspeito e a vítima foram levados à Delegacia Regional do Crato, onde foi registrado um boletim de ocorrência de crime contra a dignidade sexual.

Conforme registrado em boletim de ocorrência, o suspeito negou o crime, afirmando que apenas "fazia uma vistoria na loja" de material de construção.

Idoso mata amante em motel por não aceitar fim de relacionamento no Ceará

O suspeito, de 73 anos, teria matado a companheira, de 65 anos, a golpes de faca por não aceitar o fim do relacionamento dos dois
Suspeito foi levado para a Delegacia de Defesa da Mulher de Caucaia
Um homem de 73 anos foi preso em flagrante pelo crime de feminicídio nesta quinta-feira (27) em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, após matar a amante, de 65 anos, em um motel da cidade.

O crime ocorreu por volta de 12h40. O suspeito, identificado como Joatan Deodato, teria matado a companheira a golpes de faca por não aceitar o fim do relacionamento dos dois.

A vítima era casada e mantinha a relação amorosa em segredo com o suspeito, que também era casado.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que o homem foi preso por equipes da Polícia Militar (PMCE) e foi encaminhado para delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Caucaia, onde foi autuado por feminicídio.

Pai leva bebê morto a hospital no Ceará. Médicos apontam sinais de abuso sexual

Homem de 21 anos dormiu sobre o bebê e o matou asfixiado
Um novo exame vai confirmar se houve abuso contra a criança, que apresentava ferimentos nas partes íntimas
Um homem de 21 anos foi preso suspeito de matar asfixiado o próprio filho, um bebê de 12 meses, na cidade de Pacatuba, no Ceará. O pai levou a criança até um hospital da cidade afirmando que ela estava desmaiada. Além de constatar o óbito do bebê por asfixia, médicos apontaram indícios de que ela sofreu abuso sexual.

A Polícia Civil informou que o pai da criança, que é usuário de drogas, dormia com a filha e, ao notar que ela chorava, pressionou o rosto da bebê em seu peito para que parasse, mas a menina sufocou e faleceu.
Os médicos solicitaram um exame, ainda não concluído, que deve confirmar se houve abuso sexual contra o bebê.

Prisão e investigação 
Após a morte da garota, o homem foi conduzido para o 24º Distrito Policial (DP), onde foi autuado em flagrante por homicídio doloso.

A Polícia Civil segue realizando diligências, bem como solicitou outro exame pericial à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para comprovar se houve outro crime contra a vítima.

Professora é encontrada morta dentro de casa no interior do Ceará

Vítima atuava como educadora em uma escola de ensino infantil
Nesta quinta-feira (27), uma triste notícia abalou a cidade de Quixadá. A professora Italya Alves foi encontrada morta em uma residência localizada no bairro Renascer, mas ainda não foram divulgados detalhes sobre as circunstâncias da morte.

Segundo informações, Italya Alves, natural do município de Choró Limão, atuava como educadora em uma escola de ensino infantil no próprio bairro Renascer. Nas redes sociais, colegas de profissão lamentaram e expressaram a dor pela perda de uma excelente profissional, querida pelos alunos onde lecionava.

Após o ocorrido, equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil estiveram no local para realizar os procedimentos necessários. O rabecão foi acionado para fazer o translado do corpo ao Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil agora ficará encarregada de investigar esse lamentável caso.

quinta-feira, 27 de julho de 2023

WhatsApp anuncia recurso de mensagens de vídeo instantâneas; veja como usar

Foto Shutterstock
O WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (27), um novo recurso de mensagens de vídeo instantâneas. Com a funcionalidade, será possível gravar vídeos curtos de até 60 segundos para falar e mostrar o que quiser nas conversas.

O recurso já é bem comum no Telegram, concorrente do WhatsApp, e chamado por alguns usuários do aplicativo de "bolinha", porque os vídeos são enviados em formato de círculos.

"O novo recurso começará a ser implementado e estará disponível a todos nas próximas semanas", garantiu a empresa, pertencente à Meta, que também gerencia o Instagram e o Facebook.

Com informações do Diário do Nordeste.

Criança de um ano de idade morre sufocada e pai é preso suspeito do crime no Ceará

Homem foi conduzido ao Distrito Policial e autuado por homicídio doloso
O homem foi autuado por homicídio doloso
A Polícia Civil autuou em flagrante, nesta quarta-feira (26), um homem de 21 anos suspeito de matar a própria filha de um ano de idade. O fato ocorreu em um imóvel no município de Pacatuba.

Conforme investigação policial, a vítima deu entrada em uma unidade de saúde já sem vida, sem marcas aparentes no corpo, mas com sinais de asfixia.

A Polícia Civil informou que identificou o pai da criança como usuário de drogas. Ele estava dormindo com a vítima e, ao perceber que ela chorava, "pressionou o rosto da bebê" contra o próprio peito para que parasse, "mas a vítima foi sufocada e foi a óbito".

AUTUADO POR HOMICÍDIO DOLOSO
O homem foi conduzido para o 24º Distrito Policial (DP), unidade que cobre a região, onde foi autuado por homicídio doloso. Ele foi colocado à disposição da Justiça.

A Polícia Civil segue realizando diligências e oitivas, bem como solicitou outro exame pericial à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para comprovar se houve outro tipo de violência contra a vítima.

Após discussão, homem entra em bar atirando e atinge quatro pessoas em Orós

Duas das vítimas foram transferidas para o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte
Quatro pessoas foram baleadas, na madrugada desta quinta-feira (27), na zona rural de Orós, no Sul do Ceará. As vítimas, que têm entre 20 e 48 anos, foram socorridas para unidades de saúde da região. Segundo apuração, o suspeito foi conduzido para a delegacia.

Conforme informações da Polícia Militar, duas das vítimas estavam bebendo em um bar na localidade de Vila Palestina quando uma delas, um agricultor de 38 anos, se envolveu em uma discussão contra o atirador.

Conforme relatório da PM, o suspeito saiu do estabelecimento e, ao retornar, efetuou disparos de arma de fogo contra o homem, atingido na região do quadril e no braço. A outra vítima, um empresário de 23 anos, foi baleado na cabeça.

Segundo a Polícia, as duas vítimas possuem antecedentes criminais. Os dois homens foram internados no Hospital Municipal de Orós e transferidos para o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.

OUTRAS DUAS VÍTIMAS FORAM SOCORRIDAS E TIVERAM ALTA 
Ainda conforme a Polícia Militar, outras duas pessoas foram atingidas durante os disparos: um aposentado de 48 anos, baleado de raspão na boca; e uma estudante de 20 anos, atingida de raspão na orelha. Ambos sem passagem pela Polícia.

As vítimas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento de Icó (UPA), foram medicadas e receberam alta. 

Oficial de Justiça pede documentos a homem, mas recebe foto de pênis

Ao solicitar documentos para um devedor de pensão alimentícia, uma oficial de Justiça recebeu uma foto do pênis do homem. A situação ocorreu na última segunda-feira (24/7), em Cuiabá (MT).

A situação teve início quando a oficial encaminhou, por meio do WhatsApp, a intimação por causa do atraso no pagamento da pensão.

A oficial de Justiça solicitou que o devedor comprovasse o recebimento enviando uma foto do documento e ele mandou uma foto do órgão genital.

A citação por meio de mensagem passou a ser adotada em decorrência da pandemia de Covid-19, mas é necessário que o intimado envie uma foto do documento pessoal. O homem pode responder pelo crime de importunação sexual.

Com informações de Metrópoles e RD News

Sete em cada 10 brasileiros abusam do álcool crendo bebr moderadamente

Publicada nesta quarta (26), uma pesquisa apresentada pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), em parceria com o Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), mostrou que 75% das pessoas que consome álcool de forma abusiva no Brasil acredita estar dentro da categoria “bebo com moderação”.

O estudo mostrou o desconhecimento do brasileiro em relação aos reais limites do uso de álcool. Os dados foram obtidos através de pesquisas qualitativas que usaram representantes de diferentes grupos sociais para debater livremente em sessões de oito pessoas por vez. No total, foram ouvidas 1,9 pessoas.

Segundo a pesquisa, 55% dos brasileiros não bebe, sendo 64% das mulheres e 45% dos homens. Outros 27% bebem moderadamente e 17% da população fazem consumo abusivo de álcool.

O que é o consumo abusivo de álcool?

O consumo é considerado abusivo quando o indivíduo toma seis ou mais doses de bebida por ocasião. Ou seja, o abuso não está relacionado só com a dependência em uma grande frequência de consumo, mas também à ausência de limites claros quando se bebe.

Para o CISA, consumir mais de quatro doses de bebida em uma única ocasião para mulheres e cinco para homens uma vez ao mês já é um quadro abusivo. Cada dose de bebida correponde a cerca de 350 ml de cerveja ou 150 ml de vinho.

Cerca de dois em cada três entrevistados que bebem disseram praticar este tipo de consumo mais de uma vez por mês. No entanto, entre os 882 entrevistados enquadrados como pessoas que abusam do álcool, 662 acreditavam ser pessoas que bebem moderadamente.

Enquanto o consumo moderado seria de dois copos de chope ou duas taças de vinho, por exemplo, a maioria dos participantes nos grupos de debate considerou que o consumo de cinco chopes ou de uma garrafa inteira de vinho no sábado como algo normal.

O perfil mais frequente das pessoas que abusam do álcool é de homens (65%); entre 25 e 34 anos (27%); com ensino médio completo (46%); e com renda superior a dois e inferior a cinco salários-mínimos (32%).

Segundo a pesquisa, 3% dos entrevistados admitiu que bebe muito, mas não vê problema nisso. Quando são considerados só os consumidores abusivos, o número chega a 11%.

Metrópoles

Wagner e Roberto Claudio se aproximam: "estamos no campo da oposição ao governo"

O presidente do União Brasil no Ceará, Capitão Wagner, admitiu que está mantendo conversas com o presidente do PDT de Fortaleza, Roberto Cláudio. “Estamos no campo da oposição ao governo”, admitiu.
A tática do União Brasil é clara: o partido pretende chegar ao poder. O primeiro passo é vencer em Fortaleza. Em 2020, Wagner perdeu a eleição para o prefeito Sarto por uma diferença de 3,38% dos votos válidos no segundo turno. Com 100% das urnas apuradas, Sarto obteve 51,69% dos votos válidos e derrotou o candidato Capitão Wagner, que conseguiu 48,31% dos votos válidos. Na época, ao reconhecer a derrota, Wagner disse: “a oposição está viva”. O ex-prefeito Roberto Cláudio confirmou a conversa com Capitão Wagner, entretanto, garantiu que não foi debatida aliança. Para Wagner, o provável pacto se daria em um segundo turno, caso seus respectivos partidos não atinjam bom desempenho no primeiro turno.

O ex-prefeito Roberto Cláudio, convidado para o Encontro de Produtores Rurais do Sertão Central, não compareceu. Wagner e Cid Gomes se encontraram no recinto, mas não se cumprimentaram.

CEARÁ ENDIVIDADO

O deputado Felipe Mota, União Brasil, que tem histórico e passagem por órgãos públicos no âmbito federal, estadual e municipal, disse que, segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que tramita na Assembleia, o Governo do Ceará deve R$ 25 bilhões aos bancos, para uma receita anual de R$ 35 bilhões. “Os números preocupam”, disse o parlamentar que atua na oposição. Já o líder do governo, Romeu Aldigueri (PDT), afirmou que “estão inventando números”.

Opinião CE

Homem prende perna em máquina agrícola durante corte de capim no Interior do Ceará

Imagens de máquina onde homem prendeu a perna
O aparelho que prendeu a perna do homem é uma forrageira
Um homem de 41 anos ficou com a perna presa em uma máquina agrícola nesta quarta-feira (26) em Jaguaruana, no interior do Ceará. A vítima estava trabalhando em uma fazenda e teve de ser levada de helicóptero a um hospital de Fortaleza.

Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o homem estava processando capim em uma forrageira acoplada a um trator, quando sua perna foi prensada.

O resgate contou com equipes da Coordenadoria de Operações Aéreas (Ciopaer), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A Força Tática (FT) da PMCE também auxiliou no resgate.

A vítima foi estabilizada e transportada na aeronave Fênix 9 da Ciopaer. O deslocamento à Capital cearense demorou cerca de 45 minutos.

Camocim e Canindé recebem aval para implantar cobertura 5G

Os municípios cearenses de Camocim e Canindé receberam o aval do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). Nesse sentido, as regiões podem implementar a tecnologia 5G.

Além dos municípios cearenses, no total, 1.712 cidades já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço beneficiando mais de 145 milhões de brasileiros (69,3% da população do país).

Minas Gerais teve a maior quantidade de liberações, com 22 municípios, no Gaispi. Na sequência estão Rio Grande do Sul (19), Santa Catarina (13), Mato Grosso do Sul (7), Paraíba (6), Espírito Santo (6), Paraná (5), Rio Grande do Norte (5), Rio de Janeiro (4), Mato Grosso (4), Maranhão (2), Pernambuco (2), Ceará (2), Pará (2), Bahia (1), São Paulo (1), e Tocantins (1).

Focus Jor

quarta-feira, 26 de julho de 2023

TCE precisa se atentar e fiscalizar contratos de cooperativas de Saúde no estado do Ceará

Esse tema nos veio à mente em razão dos inúmeros contratos firmados pela Secretaria de Saúde do Ceará com cooperativas, contratos no qual os prestadores são pagos por hora trabalhada. Quem fiscaliza essas horas trabalhadas?

Blog do Edison Silva

Mulher é morta a tiros enquanto fazia panfletagem em Maracanaú

Foto: Reprodução
Segundo policiais que atenderam à ocorrência, a mulher estava com um mandado de prisão em aberto.
Uma mulher foi morta a tiros enquanto trabalhava, na manhã desta quarta-feira (26), no bairro Piratininga, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.

De acordo com familiares, a vítima estava fazendo panfletagem na Rua Amazonas, quando foi surpreendia pelos disparos de arma de fogo realizados por suspeitos ainda não identificados.

Familiares relataram para a polícia que a jovem costumava a andar com o que eles chamaram de más companhias e que suspeitavam que ela estivesse envolvimento com algum tipo de crime, inclusive, os parentes chegaram a afirmar que não se surpreenderam quando receberam a notícia da morte dela.

Mulher morta a tiros estava com mandado de prisão em aberto
Segundo policiais que atenderam à ocorrência, a mulher morta a tiros estava com um mandado de prisão em aberto. Não foi informado, entretanto, por qual tipo de crime a vítima respondia.

Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local do crime colhendo informações que vão auxiliar nas investigações do crime.

A polícia agora está empenhada nas buscas para tentar identificar e capturar os responsáveis pelo homicídio.

GCMais

BPRaio apreende arma de fogo e drogas em Acaraú

Uma ação realizada pelo Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) nessa terça-feira (25), resultou na apreensão de uma arma de fogo e munições, além de drogas e material para embalar entorpecentes, no município de Acaraú, interior do Ceará.

A ação se deu na localidade de Vila Moura, quando os raianos receberam informações sobre indivíduos suspeitos de tráfico de drogas na região. Os militares foram até o local e, durante as buscas, encontraram um revólver calibre 38, cinco munições do mesmo calibre, três celulares, uma balança de precisão, 73 gramas de crack, 221,48 gramas de cocaína e 40 gramas de maconha.

No momento da ação, os suspeitos que estavam no local fugiram ao verem a chegada dos militares. O material encontrado foi encaminhado para a Delegacia Regional de Acaraú, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde um procedimento foi registrado.

Diligências seguem no intuito de identificar e capturar os fugitivos.

A ação do BPRaio é mais uma demonstração do empenho da Polícia Militar do Ceará em combater o crime e garantir a segurança da população.

Portal Vale do Acaraú