Uma tabacaria localizada no município de Itajaí, em Santa Catarina, disponibilizou um produto que imita o dedo mindinho decepado do presidente Lula (PT) em cima de uma estrela do Partido dos Trabalhadores, nas vitrines da loja.
O item, uma réplica realista com ossos expostos e resquícios de sangue, foi tirado do mostruário após polêmica nas redes sociais no último fim de semana.
A vitrine da Maktub Tabacaria e Head Shop, localizada em um prédio comercial da rede Giassi Supermercados, na avenida Oswaldo Reis, foi fotografada pelo dirigente do PSol, Alex Stein.
O registro foi enviado a veículos de imprensa locais, além da diretoria regional do PT.
Gerd Klotz, presidente do PT em Itajaí, confirmou ao Metrópoles que o partido iniciou a formulação de um pedido extrajudicial para retirada do produto de circulação, mas a própria tabacaria retirou o item da vitrine, alegando que se tratava apenas daquela unidade.
“Esperamos que a tabacaria venha a público se manifestar, que é o mínimo que eles deveriam fazer. Admitir o erro que cometeram e pedir desculpas a sociedade por este ato indigno e torpe de incitação ao ódio e extremo preconceito contra pessoas portadoras de alguma deficiência física”, destacou Klotz.
Nas redes sociais, a deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) manifestou indignação com o caso. “Que tipo de ser humano exibe em uma vitrine de sua loja uma réplica de uma deficiência física de outro ser humano?”, escreveu a parlamentar.
A rede Giassi Supermercados informou à reportagem que, após tomar ciência da situação, pediu para a tabacaria retirar o produto do mostruário. A marca reforçou, porém, que a venda do item não era de sua responsabilidade, uma vez que ocorria na dependência de um dos espaços alugados por outra organização no prédio comercial.
A Maktub Tabacaria e Head Shop é uma empresa com três unidades em Santa Catarina, localizadas em Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí. Procurada pelo Metrópoles, a marca não retornou os contatos até a última atualização desta matéria. O espaço segue aberto.
Lula perdeu o dedo mindinho da mão esquerda em 1964, durante um acidente de trabalho na metalúrgica Independência
Metropoles