domingo, 11 de junho de 2023

45 mil pessoas estão aguardando cirurgia no Ceará

Foto Shutterstock
O Ceará tem uma lista com 44.996 pessoas aguardando por cirurgias eletivas (procedimentos de diferentes complexidades, mas que não são considerados de urgência), conforme informação repassada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a pedido da reportagem, na quarta-feira (7). Muitas estão nessa fila há anos. A remoção de vesícula, de hérnia inguinal e de útero lideram a relação de espera. 

Não há um tempo, oficialmente divulgado, entre a entrada do paciente na fila até a realização da cirurgia, como avalia Gleydson Borges, diretor do Colégio Brasileiro de Cirurgiões no Nordeste. “Existe uma margem de erro grande. O que a gente observa é uma demora de, pelo menos, 2 anos”, acrescenta.

Mas para alguns isso se prolonga por 5 anos ou mais, dependendo da complexidade e da disponibilidade de materiais. Mesmo não tendo o caráter de urgência, a demora para a realização do serviço limita a rotina dos pacientes que passam a conviver com a dor, com a incerteza do atendimento e com os prejuízos psicológicos.

A estudante Naira Nogueira, de 36 anos, conhece bem essa realidade desde 2019, quando recebeu a indicação de artroplastia de quadril, com a necessidade de uma prótese em carência no Ceará, para resolver as dores fortes que sente há cerca de 6 anos. “O médico me disse que eu esperasse 10 anos para fazer a cirurgia. Um total descaso”, lembra.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.