Mais de 141 mil jovens, entre 14 a 24 anos, estão desocupados no Ceará, em 2023. O Estado é o terceiro maior do Nordeste em jovens desocupados, atrás apenas da Bahia e de Pernambuco. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas e foram detalhados na pesquisa Empregabilidade Jovem Brasil, apresentado na manhã desta sexta-feira, 26, pela Subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego.
No Cenário nacional, 3,4 milhões de jovens, entre 14 a 24 anos, estão desocupados. O número corresponde a 36% do número geral de desocupados no País. Um fator preocupante é o nível de escolaridade, 46% dos homens jovens ociosos não completaram o ensino médio.
Entre os jovens ocupados, 86% estão em ocupações “pouco desafiadoras”, que significam trabalhos de baixa qualificação ou baixo salário. O evento, realizado presencialmente no teatro do Centro de Integração Empresa-Escola, em São Paulo, buscou discutir e debater sobre a inclusão de jovens no mundo do trabalho.