quarta-feira, 31 de maio de 2023

No interior do Ceará, enfermeiros do Samu denunciam atrasos no pagamento e más condições de trabalho, no estado

Os enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Juazeiro do Norte estão com pagamentos atrasados desde março, segundo denúncia anônima recebida pelo g1 Ceará.

A fonte, que prefere não ser identificada, disse que os profissionais prestam serviços por meio de uma cooperativa, a Coaph (Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar) e recebem por meio do regime de competência. "A cooperativa sempre alega que é a Sesa (Secretaria da Saúde do Estado do Ceará) que não faz o repasse (dos valores). Assim, seguimos com as contas acumulando juros".

Em nota, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 
Ceará (Samu 192) disse que os contratos estão em processo de ajuste, conforme nova titularidade, após extinção da Funsaúde.

“O Samu Ceará 192 ressalta que o recurso financeiro está garantido, cujo pagamento à cooperativa será realizado logo após a conclusão do processo de ajuste dos contratos, o que deve ocorrer na primeira semana de junho”.

O g1 tentou entrar em contato com a Coaph através do e-mail e telefones institucionais, mas não obteve retorno.

Não é a primeira vez

Ainda de acordo com a denúncia, os atrasos são comuns, mas, neste mês, a situação ficou ainda mais complicada. A fonte informou que os profissionais ainda não receberam os salários referentes ao período de 21/03 a 20/04 e ao período de 21/04 a 20/05.

“Tenho vários colegas que estão passando necessidade mesmo, sem condições de ir trabalhar, pois não tem como abastecer os veículos e pagar passagem. Tenho colegas que estão sob ameaça de serem despejados pois estão sem pagar aluguel, colegas que tiveram água cortada".

Segundo a fonte, o vínculo com a empresa é precário, já que a equipe não tem direito a férias, 13° salário e vivem em condições de "insalubridade". "Prestamos um serviço de qualidade e de suma importância à população, mas nem o valor pelo que trabalhamos estamos recebendo".

O problema não acontece apenas com os enfermeiros. Técnicos de enfermagem e médicos também estão com salários atrasados, disse a fonte ao g1.

"Não temos as mínimas condições de trabalho, rotinas exaustivas, vários colegas afastados do serviço por doenças adquiridas no trabalho. O sentimento de desvalorização é coletivo mas todos têm muito medo de se pronunciar".

Entenda

O regime de competência aponta que, independente da data do pagamento ou recebimento dos valores de uma receita ou despesa, ela será registrada na data e no mês exato da transação efetuada.

“Aqui a gente recebe do dia 21 de um mês até o dia 20 do outro. Exemplo: no mês de janeiro recebemos o valor referente ao período de 21/11 a 20/12”, exemplificou.

Outra fonte anônima também relatou sua situação: “Esse atraso vai acarretando contas que a gente deixa de pagar, juros de cartão de crédito e de cheque especial, pegar dinheiro emprestado com um parente, deixar o nome ser negativado. Nos causa um desespero”, disse ao g1.

Além da questão salarial, a rotina de trabalho também preocupa pela exaustão.

“Não tem muita ambulância e a gente fica matando de trabalhar para ajudar a população. Só queria ter reconhecimento e meu salário”.

Fonte: g1

Policial agride idosa com socos e é afastado da PM

O policial militar Kleber Freitas da Silva foi flagrado dando um soco no rosto de uma idosa e agredindo um homem rendido e algemado no interior de São Paulo, na tarde da última terça-feira (30). Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o PM foi afastado das atividades operacionais após o episódio. As informações são do portal g1.

Uma testemunha gravou as agressões, e o vídeo viralizou nas redes sociais. Ainda de acordo com a SSP, foi instaurado um inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias do ocorrido.

ENTENDA O CASO

A confusão se instaurou após a polícia ser acionada para controlar uma discussão entre vizinhos devido a um desentendimento por demarcação de terra. A pasta informou também que os policiais algemaram e agrediram a família porque foram hostilizados e agredidos pelo grupo.

A idosa, que possui deficiência auditiva e tentava intervir na briga, foi levada a uma unidade de saúde da cidade e liberada em seguida. Os envolvidos no episódio, incluindo os policiais, passaram por exames de corpo de delito.

O caso foi registrado na delegacia de polícia de Igaratá, onde também foi aberto um inquérito para investigar o caso.

Fonte: Diário do Nordeste

Crise grande no PT: Namorado de Gleisi chama líder do partido de “ditadorzinho de merda”

As sucessivas derrotas do governo no Congresso Nacional têm demonstrado que a falta de articulação política é um problema enorme a ser enfrentado pelo Palácio do Planalto. Mas essa não é a única questão. Na base do governo, o clima não é dos melhores entre figuras bastante próximas do presidente Lula.

O deputado Lindbergh Farias, namorado da presidente do PT e também deputada Gleisi Hoffmann, tem disparado adjetivos pouco ou nada lisonjeiros contra o líder do partido na Câmara, Zeca Dirceu, filho de José Dirceu, o ex-todo-poderoso ministro de Lula que foi condenado no escândalo do mensalão.

Pelos corredores da Câmara, Lindbergh tem chamado Zeca Dirceu de “ditadorzinho de merda”. O ataque se deve, especialmente, à decisão do líder petista de não incluí-lo entre os deputados do partido indicados para integrar a CPI Mista que vai investigar os atos golpistas de 8 de janeiro.

Lindbergh queria integrar a comissão, mas acabou ficando de fora. O motivo declarado é a postura crítica do namorado de Gleisi ao projeto do arcabouço fiscal enviado à Câmara pelo governo Lula. Lindbergh, porém, não engole a explicação. E culpa Zeca Dirceu por ter sido escanteado na CPI.

A relação entre os dois deputados, ambos donos de ótima relação com Lula, já não é boa há algum tempo. No começo do ano, Lindbergh chegou a disputar com Zeca o posto de líder do PT. Desde então, o ambiente é de desavença. Nas últimas semanas, porém, a crise escalou.

Fonte: Rodrigo Rangel/Metrópoles

Influencers entregam banana e macaco de pelúcia para crianças negras

Duas influencers foram denunciadas pelo crime de racismo após elas publicarem vídeo fazendo doações de bananas e macacos de pelúcia para crianças negras no meio da rua.

As suspeitas são conhecidas como Kérollen e Nancy, mãe e filha que compartilham vídeos para um público de 14 milhões de seguidores, entre as redes sociais Instagram e TikTok. Elas foram denunciadas pela advogada Fayda Belo, que em contato com o jornal O Globo falou sobre a prática criminosa praticada pelas influencers.

“Vocês conseguem dimensionar o nível de monstruosidade que essas duas ‘desinfulenciadoras’ tiveram ao dar um macaco e uma banana para duas crianças e ainda postar nas redes sociais para os seus mais de 13 milhões de seguidores […]? Para ridicularizar duas crianças negras, para incitar essa discriminação perversa que nos tira o status de pessoa e nos animaliza como se fosse piada”, disse Fayda Belo, especialista em Direito antidiscriminatório, que classifica a prática como “racismo recreativo”, quando uma pessoa comete “discriminação contra pessoas negras com intuito de diversão”.

Em um dos vídeos, Kérollen chegar para um menino na rua e pergunta se ele prefere ganhar R$ 10 ou um presente. A criança opta pela surpresa e recebe uma banana da influenciadora. Chateado, o garotinho sai de cena. Episódio semelhante ela fez com uma menina, dando opções de ela receber R$ 5 ou uma caixa. A criança escolhe a segunda opção e ao abrir vê um macaco de pelúcia, abraça o brinquedo e agradece o presente.

Ainda de acordo com a advogada Fayda Belo, os crimes cometidos pelas influenciadoras pode levar a uma pena de até oito anos de cadeia, lembrando regras do Estatuto da Criança e do Adolescente que garantem a inviolabilidade e integridade moral do menor, bem como a expressa proibição de expor menores de idade a constrangimento, vexame, humilhação e ridicularização em público.

As influenciadoras foram procuradas pela reportagem do O Globo, mas não se manifestaram.

Geraldo Luís deixa a Record TV após 16 anos de emissora

Geraldo Luís deixará a Record TV após 16 anos de trabalho. Um comunicado enviado pela emissora nesta quarta-feira (31/5) anunciou o desligamento do profissional. Ele estava à frente do Balanço Geral.

Na nota, a emissora diz: “A Record TV vem a público agradecer ao apresentador e jornalista Geraldo Luís pelos 16 anos que esteve na emissora onde comandou diversas atrações jornalísticas e de entretenimento. Em comum acordo entre as partes, decidiu-se a descontinuidade do contrato de prestação de serviços nesta data”.

Desabafo de Geraldo nas redes sociais

No último fim de semana, Geraldo Luís fez um forte desabafo nas redes sociais sobre sua vida profissional, o que levou muitos seguidores do apresentador a desconfiar que ele estaria de partida da Record TV. Ele chamou a atenção ao aparecer em reportagens nas madrugadas da Record, algo que foi visto por muita gente como um “rebaixamento” dele.

“Tem gente que se aproveita até da sua sombra pra se dar bem e no final fala que chegou lá sozinho. Abre o olho. Retire os ‘parasitas’ de sua vida. Mesmo sozinho, caminhe, na lá na frente você encontra o mesmo nível de pessoa que você. Gente que soma, não que tire de você”, completou ele.

Fonte: Coluna Léo Dias/Metrópoles

STF condena Collor a oito anos e dez meses de prisão por caso de corrupção

Ex-presidente foi julgado por corrupção e lavagem de dinheiro
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
O Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu uma sentença condenatória contra o ex-senador e ex-presidente Fernando Collor, atribuindo-lhe uma pena de 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Lava Jato. Apesar da decisão, Collor ainda possui o direito de recorrer em liberdade.

Após sete sessões consecutivas de julgamento, a Corte finalmente estabeleceu a sentença para o ex-senador, com base no voto do ministro Alexandre de Moraes, revisor da ação penal. O relator, Edson Fachin, havia proposto uma pena mais severa, com 33 anos e 10 meses de prisão, mas seu posicionamento foi vencido durante a votação.

Com base no entendimento de Moraes, Collor foi apenado a 4 anos e 4 meses pelo crime de corrupção passiva e a 4 anos e 6 meses por lavagem de dinheiro. As duas penas, somadas, chegam ao total de 8 anos e 10 meses. O ministro entendeu ainda que a acusação de associação criminosa prescreveu porque Collor tem mais de 70 anos.

Nas sessões anteriores, o tribunal entendeu que Collor, como antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, e recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas em contratos da empresa. Segundo a denúncia, os crimes ocorreram entre 2010 e 2014.

Dois ex-assessores de Collor também foram condenados, mas poderão substituir as penas por prestação de serviços à comunidade.

O que diz a defesa de Collor sobre caso de corrupção
No início do julgamento, o advogado Marcelo Bessa pediu a absolvição de Collor. A defesa alegou que as acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR) estão baseadas em depoimentos de delação premiada e não foram apresentadas provas para incriminar o ex-senador.

Bessa também negou que o ex-parlamentar tenha sido responsável pela indicação de diretores da empresa. Segundo ele, os delatores acusaram Collor com base em comentários de terceiros.

“Não há nenhuma prova idônea que corrobore essa versão do Ministério Público. Se tem aqui uma versão posta, única e exclusivamente, por colaboradores premiados, que não dizem que a arrecadação desses valores teria relação com Collor ou com suposta intermediação desse contrato de embandeiramento”, finalizou.

Com informações da Agência Brasil.

Fortaleza é a cidade que mais gera empregos no Norte e Nordeste, diz Caged

Foto: Reprodução
Desempenho foi o melhor do mês de abril da história de Fortaleza
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que Fortaleza ocupou o primeiro lugar na geração de empregos com carteira assinada do Norte e Nordeste no mês de abril (3.576), nas admissões (25.866) e em estoque de vagas (669.373). O resultado foi comemorado pelo prefeito da capital, José Sarto (PDT). Nas redes sociais, o gestor afirmou que este foi o melhor desempenho do mês de abril da história da cidade.

“Fortaleza é a capital do Norte e Nordeste que mais gera empregos. Os dados do último mês de abril divulgados hoje pelo Caged confirmam nossa liderança. Alcançamos o 1º primeiro lugar em saldo de empregos gerados (3.576), em admissões (25.866) e em estoque de vagas (669.373). Serviços, comércio e indústria puxaram nosso ótimo resultado. Esse é o melhor desempenho do mês de abril da história de Fortaleza! Os números da Capital representam quase 80% das vagas geradas no Ceará!”, disse o prefeito.

“Estamos investindo forte em ações de capacitação, incentivo ao empreendedorismo e no estímulo a um ambiente de negócios favorável ao surgimento de novas empresas e oportunidades. Os resultados estão aí! E vamos fazer muito mais!”, complementou Sarto.

Fortaleza líder em empregos no Norte e Nordeste
O Ceará fechou o mês de abril com a criação de 4.488 vagas. O segmento que mais contribui para a geração é o de Serviços.

No último mês, foram 42.883 admissões contra 38.395 demissões no estado. Ficaram com resultado negativo: Indústria (- 458) e Construção Civil (- 15).

GCMais

Petrobras abre vagas de estágio com salário de R$ 1.825 no Ceará; saiba como participar

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Aprovados terão direito a vale-transporte (caso a empresa não forneça transporte próprio), seguro contra acidentes pessoais e férias remuneradas.
A Petrobras anunciou um novo processo seletivo para o preenchimento de vagas de estágio em diferentes cidades de onze estados brasileiros, incluindo o Ceará. As inscrições estarão abertas a partir da próxima quarta-feira (7) e seguirão até o dia 16 de junho.

Conforme divulgado no edital, o programa de estágio terá duração de 12 meses, e os estagiários receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.825. Além disso, os aprovados terão direito a vale-transporte (caso a empresa não forneça transporte próprio), seguro contra acidentes pessoais e férias remuneradas.

A carga horária será de quatro horas diárias, e o formato de trabalho será híbrido, combinando atividades presenciais e remotas.

A quantidade exata de vagas ainda não foi divulgada, porém, estima-se que sejam oferecidas cerca de 200 oportunidades em todo o país. No estado do Ceará, as vagas de estágio da Petrobras serão destinadas a estudantes de administração, com atuação em Caucaia, município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza.

Os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição e seguir as orientações fornecidas pela Petrobras para participar do processo seletivo. Essa é uma excelente oportunidade para estudantes que desejam adquirir experiência prática e desenvolver habilidades profissionais em uma das maiores empresas do setor energético do país.

As inscrições serão abertas no próximo dia de 7 de junho e poderão ser feitas pelo site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), sem cobrança de taxa.

Ao finalizar o processo de inscrição, o candidato deverá fazer a prova objetiva online de 45 questões. Serão abordados: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Conhecimentos Gerais e Matemática e suas Tecnologias. Se aprovado nessa etapa, o candidato deve ainda passar por análise comportamental e exames médicos admissionais.

As vagas oferecidas pela Petrobras no país são no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

Confira os cursos:
Administração
Análise de Dados
Análise de Sistemas
Ciência da Computação
Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas)
Contabilidade
Direito
Engenharias (Computação, Automação e Controle, Elétrica, Mecânica, Petróleo, Produção e Química)
Estatística
Geologia
Serviço Social

GCMais

Vice Élcio Batista diz que Elmano tem “má vontade” com a Prefeitura: “ele não trata o povo de Fortaleza com respeito

Foto: Camila Mathias/GCC
Em entrevista ao programa Jovem Pan em Revista, o gestor destacou projetos da área da saúde, políticas de juventude, destacou projetos de inovação e pontuou sobre a crise política entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza
O vice-prefeito Élcio Batista destacou ações da Prefeitura de Fortaleza em entrevista ao programa Pan News em Revista – 1ª edição, da Jovem Pan News Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (31). No bate papo, o gestor destacou projetos da área da saúde, políticas de juventude, destacou projetos de inovação e pontuou sobre a crise política entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza.

Na entrevista, Élcio analisou a relação entre a Prefeitura e o Governo do Ceará. “Na democracia, existe esse momento de tensão. Quando passas as eleições, as relações precisam ser institucionais e precisam ser baseadas no respeito. Precisa ser baseada justamente na capacidade que nós temos de seres humanos, de sentarmos as mesas e discutirmos os problemas. É assim que funciona a democracia. E a população entende que quando termina as eleições, as relações institucionais devem permanecer. Infelizmente no Ceará, parece que há uma dificuldade ou uma certa má vontade do Governo em relação à Prefeitura. É isto que está posto”, destacou o vice.

Élcio defendeu a postura adotada pelo prefeito. “O prefeito Sarto já pediu várias vezes audiência com o governador Elmano, mas ele não o recebeu. Isso é uma demonstração que ele não trata o povo de Fortaleza como ele deveria tratar. Ele não trata o povo do Ceará como deveria tratar, que é com respeito. Porque isso é falta de respeito. Até onde eu sei, é o governador não quer receber o prefeito”, afirmou Batista.

Na área da saúde, o vice destacou o plano municipal de saúde. “Nesse processo, a área de saúde tem projetos de expansão de infraestrutura. Fortaleza tem hoje 11 hospitais municipais. Nós mais que dobramos os atendimentos nos postos de saúde e 90 deles devem entrar em reforma. Estou trabalhado intensamente entre as pastas. Fortaleza é referência no atendimento hospitalar”, disse.

Nesta quarta-feira (31), o prefeito José Sarto assinou um novo contrato para a realização de mais 1.764 exames de imagens por mês. O objetivo é ampliar a oferta de diagnóstico para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os exames que serão ofertados, estão mamografias, ultrassonografias, ressonâncias, cintilografias e tomografias.

Élcio Batista também informou que Fortaleza deve inaugurar, ainda neste ano, uma nova sede do Rede Cuca, no bairro Vicente Pinzón.

Confira entrevista completa
GCMais

Câmeras de videomonitoramento flagram homem tentando derrubar um poste no bairro Passaré

Foto: Reprodução
O homem foi preso em flagrante e juntamente com o material apreendido, foi encaminhado para o 13º Distrito Policial.
Câmeras de videomonitoramento flagraram um homem tentando derrubar um poste no bairro Passaré, em Fortaleza. O caso ocorreu na noite desta terça-feira (30), na Av. Presidente Costa e Silva, esquina com Av. Parque do Cocó. No vídeo, o suspeito é visto desferindo golpes de marreta contra o poste, na tentativa de derrubá-lo. As equipes da Guarda Municipal de Fortaleza realizaram diligências na área e encontraram o homem, além da marreta escondida próxima a uma árvore. As imagens também foram utilizadas para localizar a marreta e levá-la à delegacia como prova do crime.

O homem foi preso em flagrante e juntamente com o material apreendido, foi encaminhado para o 13º Distrito Policial. A ação rápida e eficiente das autoridades demonstra a importância do sistema de videomonitoramento na segurança da cidade.

As imagens foram capturadas pelos operadores da Central de Operações Integradas Beira-Mar (COI-BM), da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec).

O sistema de videomonitoramento tem sido um importante aliado na prevenção e resolução de crimes. Com câmeras de precisão e alto alcance, a equipe da Central de segurança pública identificou o homem tentando derrubar um poste e repassou as informações para os agentes de campo, que agiram prontamente.

GCMais

Influencer é presa durante consulta após fingir ser médica e usar CRM de outra profissional com mesmo nome

Uma falsa médica foi presa nesta terça-feira (30) na região de Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo. Ela tinha o mesmo nome e sobrenome de uma médica verdadeira, e utilizava o CRM da profissional para solicitar exames e receitar remédios.

A estudante de biomedicina, de 37 anos, que estava utilizando os dados da médica verdadeira foi presa em flagrante por exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica.

A verdadeira médica recebeu a denúncia pela internet, por uma paciente que procurou atendimento com a falsa médica e resolveu fazer uma pesquisa sobre ela.

Ao descobrir que a mulher estava utilizando os dados de outra profissional mandou uma mensagem alertando a médica real, vítima da situação.

De acordo a polícia, a médica verdadeira realizou uma consulta com a falsa médica acompanhada de um policial. A prisão em flagrante foi feita após a falsa médica passar a receita assinada e carimbada.

“Ela aproveitou dessa característica, de serem homônimas e começou a usar esse carimbo, ela alterou, colocou o nome dela, mas com a numeração da vítima”, contou o delegado.

Ainda de acordo com o delegado responsável pela investigação, a falsa médica utilizava da fama nas redes sociais. Conforme apurado pela reportagem, ela se colocava como especialista em medicina estética.

“A gente acredita que ela se utilizava dessa fama, de ter muitos seguidores, de ter conhecimento técnico na área de estética, para utilizar desse carimbo, a fim de que pudesse dar maior legitimidade a sua atuação, uma vez que não detém título de médico, mas tem conhecimento dessa área de estética”, contou o delegado.

A polícia não informou por quanto tempo a falsa médica realizou os atendimentos e se algum dos pacientes dela chegou a ser prejudicado.

Prefeito de Catarina e irmão, ex-prefeito, voltam a ser alvos de operação por fraudes a licitações

Os dois irmãos já tinham sido alvos de operação do Ministério Público, por crimes semelhantes, no ano passado, que resultou inclusive no afastamento do atual prefeito
O Ministério Público do Ceará (MPCE) deflagrou a Operação Simulate, nesta quarta-feira (31), para aprofundar as investigações contra um suposto esquema criminoso de fraudes em licitações na Prefeitura Municipal de Catarina, no Interior do Ceará.

Segundo o MPCE, o atual prefeito do Município, Thiago Paes de Andrade Rodrigues (Dr. Thiago), e o irmão dele, Jefferson Paes de Andrade Rodrigues, ex-prefeito (de 2004 a 2012), são suspeitos de comandar "esquema criminoso em que direcionavam para as mesmas empresas todas as grandes licitações no âmbito da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo do Município de Catarina".

Os dois irmãos já tinham sido alvos de operação do Ministério Público, por crimes semelhantes, no ano passado, que resultou inclusive no afastamento do atual prefeito.

Na nova Operação, coordenada pela Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar, nas cidades de Catarina, Fortaleza, Aquiraz, Crato, Iguatu e Mauriti.

A Justiça autorizou, também, a quebra dos sigilos bancários e fiscais das empresas e gestores investigados. A ação contou com o apoio de promotores de Justiça e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Departamento Técnico Operacional (DTO).

Os suspeitos são investigados pelos crimes de peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. Os nomes não foram divulgados pelo Ministério Público.

OPERAÇÃO SEMELHANTE EM 2022
Na ocasião da deflagração da Operação Tártaro, a Justiça Estadual decretou o afastamento do prefeito Dr. Thiago e de secretários municipais, por 180 dias, por suspeita de integrarem um esquema criminoso que praticou peculato, fraudes em licitações, de crimes contra a Administração Pública, de falsidade ideológica e de lavagem de dinheiro.

O hacker ostentação que curte a vida com dinheiro desviado de bancos

Nascido em berço de ouro e acostumado a torrar fortunas em viagens internacionais, o hacker Matheus Martins Marques é procurado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O criminoso virtual opera invadindo o sistema de bancos brasileiros e estrangeiros, desviando grandes quantias de contas e extorquindo dinheiro de correntistas.

Matheus foi investigado no âmbito da operação Black Hat, da Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC).

Pertencente a uma família influente de Santos, no litoral de São Paulo, o hacker estaria escondido na região de Praia Grande (SP).

Mesmo foragido da Justiça – que expediu mandado de prisão preventiva em seu nome – , o hacker mantém um confortável emprego como desenvolvedor de sistemas na empresa americana Bairdev, trabalhando de forma remota.

De acordo com uma fonte policial ouvida pela coluna, o pirata cibernético chegou a invadir bancos em paraísos fiscais. “Essa empresa para a qual o criminoso trabalha desenvolve programas para outras empresas multinacionais. Temos um hacker fazendo programas para outras empresas. É como se fosse a raposa tomando conta do galinheiro”, afirmou o investigador

Auditoria aponta 95 mil indícios de irregularidades em folhas de pagamento do Governo Federal

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou, em 2022, 95 mil indícios de irregularidades nas folhas de pagamento da União. E concluiu que mais de 70 mil ocorrências verificadas no ano passado e em exercícios anteriores não foram sanadas. O caso foi relatado pelo ministro Vital do Rêgo.

Foram encontradas irregularidades como remuneração acima do teto, acumulação irregular de cargos, reajuste indevido de valor adicional pago a servidores em função comissionada, além de acúmulo ilegal de pensão militar e de auxílio-alimentação. 

As situações resolvidas em 2022, após orientação do TCU, geraram uma economia mensal estimada em R$ 38 milhões (R$ 456 milhões em um ano). Os dados foram apurados durante o 8º ciclo de acompanhamento da Fiscalização Contínua de Folhas de Pagamento, realizada pelo TCU desde 2015, nas entidades e nos órgãos públicos federais. Foram analisadas as folhas de pagamento de 839 organizações públicas federais, no período de abril de 2022 a março de 2023.   

O TCU fixou prazos e expediu determinações para que as irregularidades sejam corrigidas. 

Saímos do MST porque éramos massa de manobra, diz ex-integrante em audiência na CPI

Durante audiência pública na CPI do MST, na Câmara dos Deputados, a ex-membro do grupo, Nelcilene Reis, disse que deixou o movimento devido a forma como era tratada, e que ela era uma “massa de manobra”.

“Eu e meu esposo saímos no começo de 2019, porque não aceitávamos a maneira que éramos tratados. Resolvemos nos desligar do MST. Saímos porque éramos massa de manobra do MST”.

A audiência vem de requerimentos do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS). O objetivo é esclarecer as práticas e as ações do grupo.

Por CNN.

Datena sofre tentativa de golpe e fala com bandido ao vivo

Datena conversou com um criminoso ao vivo no Brasil Urgente desta terça-feira (30). O apresentador sofreu uma tentativa de golpe em que os bandidos buscam conseguir senhas bancárias para fazer a limpa nas contas das vítimas, mas percebeu que a mensagem que recebeu não era de seu banco e ligou para o telefone disponibilizado pelos bandidos.

“Queria fazer uma confirmação de compra que eu acho que eu não fiz. Como eu faço?”, questionou ele, fingindo que tinha sido enganado. O golpe consiste em um SMS que diz que uma compra foi feita com o cartão de crédito da pessoa e que, caso ela não reconheça a movimentação, precisa ligar para um número de telefone. Quando a vítima entra em contato, o golpista solicita dados pessoais e senhas, ficando assim com todas as informações que precisa para tirar o dinheiro da conta.

Assim que percebeu com quem estava falando, o ladrão desligou a ligação. “Picareta, golpista, sem vergonha, safado. Hoje eu estive com o pessoal do banco, porque da outra vez que eu liguei para esse fone, o golpista atendeu e uma golpista atendeu logo depois. Eu caí porque eu achei que era o telefone do Bradesco mesmo”, lembrou Datena, contando que já havia sido vítima desse tipo de coisa.

“Hoje o pessoal de segurança do Bradesco me disse que era golpe, que todas as informações para checar operações que não estão acontecendo não têm 0800 para você ligar. E esses bandidos, não sei como a Anatel permite que esses bandidos consigam 0800 toda hora”, reclamou o apresentador da Band.

Por fim, Datena se mostrou revoltado com a cara de pau do bandido: “Hoje eu fiz questão de conversar com o pessoal de segurança do Bradesco. Você viu que o picareta é o mesmo da outra quadrilha? Eles só vão mudando o 0800. Ele reconheceu a minha voz e dessa vez desligou. Esse picareta vagabundo”.

Com informações do Na Telinha – UOL

Mutirão com prefeitos e Caixa viabiliza retomada de obras paralisadas no Ceará

A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) realizou, em parceria com a Caixa Econômica Federal, o Mutirão de Atendimento aos Gestores Municipais para análise dos Contratos de Repasse em condição de Cláusula Suspensiva e Obras Paralisadas no âmbito do Orçamento Geral da União. Com objetivo de viabilizar as análises em tempo hábil, a iniciativa reuniu técnicos da Caixa com prefeitos, engenheiros, gestores de contratos e convênios, além de secretários municipais de obras.

Promovido na sede da Aprece, em Fortaleza, e na sede da Caixa/REGOV em Juazeiro do Norte, entre os dias 23 e 25 de maio, o Mutirão ocorreu por meio de atendimentos simultâneos aos municípios cearenses que visam garantir importantes investimentos.

Segundo informações da Aprece, atualmente, na Capital, existem R$ 263 milhões em contratos paralisados na GIGOV/Fortaleza. Desse total, a iniciativa acordou prazos para retomada de obras no valor de R$ 89 milhões. Na REGOV Juazeiro do Norte, os acordos alcançaram R$ 104 milhões dos R$ 121 milhões em contratos de obras paradas.

Além disso, durante os três dias do Mutirão, os técnicos da Caixa discutiram com municípios atendidos em Fortaleza sobre a aprovação de R$ 136,5 milhões em novos projetos de contratos com cláusula suspensiva, dos R$ 323 milhões que precisam ser aprovados até 30 de novembro de 2023. Em Juazeiro do Norte, dos R$ 78 milhões em projetos nesta situação, as tratativas do Mutirão contemplaram contratos novos no valor de R$ 47 milhões.

PRÓXIMO ATENDIMENTO

Para garantir análises aos municípios que não puderam participar dos três dias da iniciativa, a Aprece irá realizar, ainda, na próxima terça-feira, dia 30 de junho. O atendimento se dará por ordem de chegada, em horário comercial, na Aprece, aos municípios atendidos pela GIGOV/Fortaleza.

Opnião CE

Mistério: Pelo menos quatro pessoas estão desaparecidas em Camocim

No ambiente policial, é cada vez mais cogitado que exista uma espécie de cemitério clandestino na zona rural de Camocim ou em municípios que fazem limite com o nosso.
Junto das ações criminosas que ocorrem em nossa região, recentemente passou a ser registrados desaparecimentos de pessoas em Camocim.

Segundo um levantamento feito junto às forças de segurança, atualmente existe quatro pessoas desaparecidas em nosso município.

O primeiro a desaparecer foi um morador do bairro Olinda. Segundo os familiares, faz cerca de seis meses que ele sumiu e não se teve mais notícias. Este, antes de seu desaparecimento, já teria sido espancados por supostos integrantes de facções no bairro da Olinda.

Na sequência, dois moradores do bairro dos Coqueiros desapareceram no dia 11 de fevereiro deste ano e até hoje seus familiares não tiveram notícias.

Por último, um adolescente de 14 anos residente no bairro Jardim das Oliveiras, está desaparecido desde a manhã da última quarta-feira, 24.

No ambiente policial, é cada vez mais cogitado que exista uma espécie de cemitério clandestino na zona rural de Camocim ou em municípios que fazem limite com o nosso.

Esse “suposto” cemitério seria usado para enterrar indivíduos mortos e que teriam “furos” com as facções.

Infelizmente, nos casos acima citados, correm “boatos” que eles poderiam ter sido mortos por facções e em seguida enterrados.

Os familiares não perdem a esperança de localizá-los ainda com vida.

A Polícia Civil investiga os casos.

Com informações Sistema Paraiso

ICMS sobre gasolina muda nesta quinta-feira e deve elevar preços

Os estados vão fazer mudanças no formato de cobrança do ICMS sobre a gasolina a partir desta quinta-feira (1º). A nova medida deve elevar o preço médio do litro do combustível no Brasil, segundo estimativas de consultorias.

Cobrado pelos estados, o tributo passará a incidir com uma alíquota fixa (em reais) de R$ 1,22 por litro a partir de amanhã.

Até esta esta quarta-feira (31), o imposto era calculado em uma porcentagem do preço, que varia de 17% a 23%, dependendo do estado. De acordo com estimativa do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), nesse formato, a média atual do tributo nos estados era equivalente a R$ 1,0599 por litro de gasolina.

“Com a vigência do valor ad rem, de R$ 1,22/litro, a partir de 1º de junho, um aumento médio de R$ 0,16/litro, o que representa um aumento médio de 22% no preço final ao consumidor, na média Brasil”, afirmou a CBIE.

Impacto por estado

Como atualmente cada estado cobra um percentual diferente de ICMS sobre o preço da gasolina, a unificação das alíquotas e adoção de um patamar em reais (conhecido como “ad rem”) de R$ 1,22 para todos eles impactará de forma diferente os preços.

De acordo com cálculos da Leggio Consultoria, especializada em petróleo, gás e energia renovável, o custo do combustível ao consumidor deverá ficar mais caro na grande maioria dos estados.

G1

Bela Cruz: Carro roubado é apreendido pela Polícia Militar

A Policia Militar do Ceará (PMCE), realizou na noite de segunda-feira, 29, a apreensão de um carro com restrição de roubo na cidade de Bela Cruz, no interior do Estado.

Uma equipe do Policiamento Ostensivo Geral, realizava patrulha na Avenida Humaitá, centro da cidade, quando identificaram um veiculo trafegando em baixa velocidade em situação suspeita

Ao realizarem abordagem e verificação do carro, constataram que o veiculo Fiat Uno Vivace, cor prata, tinha queixa de roubo

Diante do caso o carro foi apreendida pelos PMs, e uma pessoa identificada como Jose Egilandio dos Santos, de 33 anos, foi conduzida ate a Delegacia na cidade de Itapipoca, para prestar esclarecimentos acerca do caso.

Portal Vale do Acaraú

Padre Kelmon se lança candidato a prefeito de Salvador

Padre Kelmon, ex-candidato a presidente pelo PTB no ano passado, anunciou sua candidatura a prefeito de Salvador (BA) durante uma recente manifestação realizada na capital baiana em 28 de maio.

O evento, que reuniu um grupo reduzido de apoiadores, teve como objetivo protestar contra o Projeto de Lei das Fake News, o qual Padre Kelmon descreveu como uma tentativa de censurar as redes sociais.

Durante as eleições passadas, Padre Kelmon ganhou destaque ao substituir o ex-deputado Roberto Jefferson como candidato à presidência. Sua participação em debates usando vestimenta religiosa se tornou um meme. O candidato do PTB obteve uma porcentagem mínima de votos, totalizando apenas 0,07% do eleitorado.

Agora, Padre Kelmon busca uma nova oportunidade política como candidato a prefeito de Salvador. A participação do padre na corrida eleitoral anterior foi marcada por sua inusitada presença nos debates, vestido com trajes religiosos, o que gerou repercussão nas redes sociais.

“Hidrogênio verde é oportunidade para reindustrializar o país”. Deputado Sérgio Aguiar também aposta no potencial do Ceará na produção

O grande potencial para a produção de hidrogênio verde no país nos próximos dez anos é uma oportunidade para reindustrializar o país. A afirmação é do presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2) e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Paulo Emílio Valadão de Miranda. Ele participou, na segunda-feira (29), do 3º Congresso Brasileiro de Hidrogênio, em Maricá, no Grande Rio, que vai até quarta-feira (31).

Também chamado de hidrogênio verde, o “combustível do futuro” é uma das bandeiras levantadas e discutida e apoiada no Ceará, pelo deputado estadual Sérgio Aguiar, pois o parlamentar acredita e aposta no grande potencial que existe no estado, para a produção do combustível. O assunto tem sido abordado por Sérgio Aguiar, em vários momentos tantos em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, em entrevistas, seminários e encontros que tem trado do assunto.

VEJA MAIS  AQUIAQUIAQUI...
O hidrogênio é um elemento químico que pode ser usado como combustível. Sua obtenção é feita de várias formas, entre elas por transformação de combustíveis fósseis (com extração do hidrogênio e liberação de gás carbônico na atmosfera), eletrólise da água (com a separação de hidrogênio e oxigênio) ou biomassa (com extração do hidrogênio e transformação do carbono em produto sólido).

“É uma oportunidade para a reindustrialização do Brasil, que tem potencial muito grande de produção de hidrogênio. Hoje em dia, sabemos que quase todo o hidrogênio é produzido a partir de combustíveis fósseis e que se vê um esforço grande na produção do renovável a partir da eletrólise da água. Mas o país também tem potencial muito grande da produção a partir de biomassa”.

Família abre o jogo sobre atual estado de saúde de Silvio Santos

Na manhã desta terça-feira (30), o influenciador Rodrigo Leroy usou as redes sociais para revelar um suposto estado de saúde de Silvio Santos. Segundo ele, Jassa, cabeleireiro e amigo do apresentador, teria contado que o dono do SBT estaria debilitado e com dificuldade para se locomover. Tal situação teria sido o motivo de um cancelamento por parte do artista ao evento de comemoração dos 60 anos do seu programa.

“Segundo palavras do Jassa, cabeleireiro e amigo pessoal do apresentador Silvio Santos, o mesmo se encontra um pouco debilitado e mal consegue andar. Portanto, ele não irá comparecer ao evento de 60 anos do seu programa. A informação foi dada por ele, em público, na porta do seu salão, para amigos que estavam esperando que Silvio aparecesse no salão”, disse o influenciador em uma postagem nas redes sociais.

Após o bafafá, em entrevista à imprensa, durante um encontro no SBT, a esposa de Silvio Santos, Íris Abravanel, abriu o jogo sobre a situação. “Está sendo um tempo muito bom como casal, como família. Ele está muito bem”, declarou.

Patrícia Abravanel, que também estava presente, aproveitou para fazer elogios ao pai, que tem curtido mais os momentos em família após se afastar da TV. “Muito melhor do que o comunicador. Participativo, amoroso. Ensina a gente a sermos mulheres fortes. Nunca passou a mão na cabeça, nunca mimou. Mas sempre encorajou”, falou.

Procurada pela coluna, a assessoria de Silvio Santos disse que os boatos sobre a saúde de Silvio não passam de fake news e garantiu: “Ele está ótimo de saúde”.

Com informações do Metrópoles.

Criança de 3 anos é salva por policiais após se engasgar com bombom em Fortaleza

Foto PMCE/Reprodução
Uma criança de três anos foi salva por policiais militares, nesta terça-feira (30), após se engasgar com um bombom. O caso aconteceu no Bairro Vicente Pinzon. Os militares foram abordados pela mãe da criança pendido socorro.

A ocorrência foi realizada por três policiais da 1ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Durante patrulhamento na rua Oliveira Filho, a composição policial foi acionada pela mãe da menina.

Após aplicar a manobra de Heimlich, a criança teve as vias aéreas desobstruídas, e voltou a respirar normalmente.

Com informações do G1 Ceará.

Policial penal acusado de assediar advogadas é afastado novamente do cargo

O policial foi denunciado por assédio após acessar ilegalmente o sistema para conseguir o contato das vítimas
A CGD informou que instaurou processo disciplinar contra ele
O policial penal acusado de assediar advogadas foi afastado, novamente, do seu cargo. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) confirmou que um ofício da Controladoria Geral de Disciplina foi enviado à pasta.

Esse documento estabelece que o agente está afastado dos plantões tradicionais e só pode exercer funções administrativas até a conclusão do processo interno.

Além disso, ele perdeu o porte de arma. Ainda não há informações sobre a duração desse novo afastamento.

O policial penal foi denunciado formalmente suspeito de assediar sexualmente uma advogada que atendia em uma unidade prisional da Região Metropolitana de Fortaleza. Após a denúncia da primeira vítima, pelo menos outras cinco advogadas que atuam no mesmo local relataram ter passado por situações similares. Ele entrava em contato por ligações telefônicas e perfis falsos nas redes sociais.

CEJA João da Silva Ramos está com matrículas abertas para o Encceja 2023

Atenção alunos e comunidade escolar!!! Estão abertas as inscrições para o Encceja 2023. O período de inscrição começou dia 22 de maio e encerra dia 02 de junho. Mais uma oportunidade para você obter sua certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

SERVIÇO:
As inscrições estão sendo realizadas na escola CEJA João da Silva Ramos
Endereço: Praça Severiano Morel SN, Camocim-Ce, localizado entre a Igreja Matriz e o Hospital Deputado Murilo Aguiar
Horário: Das 7h:30 às 22h:00, de segunda à sexta-feira-feira.

Informações: Dúvida e contato pelo Whatsapp: (88) 99282-5033.

Polícia Federal deflagra operação contra contrabando de cigarros eletrônicos no Ceará

13 mandados de busca e apreensão expedidos pela 12ª Vara da Justiça Federal estão sendo cumpridos em Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Cariri
A Polícia Federal deflagrou operação policial 2.2x, na manhã desta quarta-feira (31), com o objetivo de combater o contrabando de cigarros eletrônicos no Ceará. 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela 12ª Vara da Justiça Federal estão sendo cumpridos em Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Cariri.

A investigação da corporação identificou publicidade e negociações de cigarros eletrônicos em perfis de redes sociais, com entregas em domicílio/delivery, bem como em lojas de comércio de rua e mercados. “A operação 2.2x objetiva identificar os responsáveis pela publicidade, guarda e comercialização de cigarros eletrônicos no Ceará e apreender os produtos ilícitos”, destacou a PF.

As condutas podem configurar, em tese, o cometimento do crime de contrabando, com pena de até 4 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados a partir da análise do material apreendido. O Dia Mundial de combate ao Fumo ou Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O nome da operação remete ao incremento do risco que têm os usuários de cigarros eletrônicos – 2.2 vezes mais risco de câncer comparado a não fumantes, bem como riscos de contrair câncer em idade mais jovem que os fumantes de cigarros tradicionais.

GCMais

terça-feira, 30 de maio de 2023

Dinheiro para programa de alimentação não utilizado em 2022, agora vai pagar polícia militar

Izolda deixou de gastar milhões de reais com pessoas carentes e em situação de fome no Ceará, agora esse dinheiro vai para policiais
“O governo deixou de gastar no ano passado no programa de alimentação para pessoas carentes, dinheiro que estava no orçamento. Agora esse dinheiro não gasto vai servir para pagamento de policiais”

Blog do Edison Silva

Governador Elmano, prefeito de Fortaleza e ministro de Lula, inauguram casas populares na capital e escondem que foi obra do governo Bolsonaro

Blog do Edison Silva

Filha agride o próprio pai enquanto dá comida na boca ao idoso; Vídeo

Nesta terça-feira (30) começou a circular no Twitter um vídeo com cenas lamentáveis, em que uma mulher aparece maltratando um idoso que está em uma cadeira de rodas e que, supostamente, seria seu próprio pai.

Na gravação que dura cerca de 45 segundos, a mulher está alimentando o homem, mas perde a paciência e começa a ser violenta. Ela empurra seu pescoço, coloca a colher em sua boca de maneira brusca e chega a dar socos em sua cabeça.

Os internautas se revoltaram com a atitude da jovem que não foi identificada. “Meu Deus! Isso partiu meu coração. Isso não se faz com ninguém e se ela for filha dele, pior ainda. Lamentável”, escreveu um. “Meu pai não foi a melhor pessoa do mundo pra mim, mas nunca trataria ele assim, isso aí é muita maldade”, disse outro.

Veja o momento triste:
Vale lembrar que a violência contra o idoso é definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”.

Além disso, em março deste ano, o Estatuto do idoso –  Lei nº 10.741/2013, passou a prever a pena para quem cometer discriminação contra a pessoa idosa um a dois anos de reclusão e multa. Deixando de ser apenas seis meses a um ano e multa.

Clima tenso em Câmara de vereadores: Marido da Presidente da Casa invade plenário e ameaça vereador na tapa; Assista em vídeo

O clima foi tenso na Câmara Municipal de Acari nessa segunda feira na sessão ordinária. O vereador Bada, que é ex-presidente da Casa, lavou a roupa suja em plenário com a atual Presidente, e comparou sua gestão com a dela, e vice-versa, inclusive sugerindo má uso do dinheiro público.

Laécio Baracho, esposo da vereadora Paloma, ao tomar conhecimento das duras críticas de Bada contra a Presidente, dirigiu-se ao local, invadiu o plenário da casa legislativa e dirigiu ameaças ao ex-presidente Bada, que retrucou e disse não temer o empresário de jogos no segmento online.

O mais interessante e que chamou a atenção na cidade foi o fato desse grupo de vereadores envolvido na confusão ser liderado de Isaías Cabral, ex-prefeito aliado de Fernandinho, atual gestor do município, ou seja, são todos da base e comungam das mesmas ideias, mas o ego falou mais alto.

Vídeo: Capanga do ditador venezuelano Nicolás Maduro agride repórter da Globo com um soco, diz jornal

Profissionais de imprensa que acompanhavam a coletiva de imprensa com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, acusam a segurança do venezuelano de agredir fisicamente a repórter da TV Globo Delis Ortis.

Nas redes sociais, um vídeo mostra o momento em que outros profissionais de imprensa confrontam a equipe da segurança.
A agressão ocorreu na saída do ditador do Palácio do Itamaraty após Delis questionar o ditador sobre o tamanho da dívida da Venezuela com o Brasil.. Testemunhas dizem que a repórter foi agredida com um soco na região do tórax.

Outros profissionais também reclamam de agressão por parte da equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do presidente Lula.

Jornal Diario do Poder

Deputados do PL cassados no Ceará seguirão com mandato até julgamento do TSE; entenda

Foto: Reprodução
Partido irá recorrer ao TSE e, desta forma, a composição da Assembleia Legislativa não será alterada por enquanto
Os quatro deputados estaduais do Partido Liberal (PL) cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), devido à fraude na cota de gênero nas eleições de 2022, seguirão com os mandatos até a decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Desta forma, a composição da Assembleia Legislativa não será alterada por enquanto.

Foram cassados, por 4 votos a 3, os deputados Alcides Fernandes, Dra. Silvana, Marta Gonçalves e Carmelo Neto – o mais votado na disputa pelo cargo nas eleições de 2022. O partido irá recorrer ao TSE. Como o recurso tem efeito suspensivo, isso permite que os parlamentares sigam nas funções. O julgamento do TRE iniciou duas semanas atrás, quando a maioria dos magistrados se manifestou a favor da penalidade.

Veja como votaram os juízes:

Improcedente

Raimundo Nonato Silva Santos
Glêdison Marques Fernandes
Inacio de Alencar Cortez Neto

Procedente

Kamile Moreira Castro
Raimundo Deusdeth Rodrigues Júnior
Roberto Soares Bulcão Coutinho
Francisco Érico Carvalho Silveira

Deputados do PL cassados no Ceará
As denúncias são de que o partido teria colocado candidaturas laranjas para atingir o mínimo de 30% de mulheres exigidos nas chapas eleitorais. As ações foram movidas pela Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará (MPF), pela secretária de Juventude do Estado, Aldelita Monteiro (Psol), pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e por deputados estaduais e suplentes.

O presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, havia pedido vistas por divergências nos votos em relação à inelegibilidade do presidente da legenda, o prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves. Segundo o Ministério Público do Ceará, o PL teria fraudado a cota de gênero por três candidaturas femininas fictícias: Andrea Moura Fernandes, Maria Meiriane e Marlúcia Barroso.

As três mulheres que seriam supostas candidatas do PL ao cargo de deputada estadual afirmam que não fizeram campanha e nem pediram candidatura. Pela legislação eleitoral, cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

As ações ingressadas contra o Partido Liberal no estado apontam que o diretório local da sigla fez o registro de candidatas apenas para simular o cumprimento da lei, que determina que os partidos devem destinar no mínimo 30% das candidaturas.

GCMais