terça-feira, 4 de abril de 2023

Ceará confirma 13 casos da nova subvariante do coronavírus em 2023

Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a subvariante XBB é da linhagem da Ômicron
O Ceará confirmou 13 casos da nova subvariante do coronavírus, XBB, também conhecida como “kraken”. As primeiras notificações foram confirmadas ainda entre os dias 22 e 28 de janeiro, e os números foram computados até esta terça-feira (4), de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a subvariante XBB é da linhagem da Ômicron. É considerada uma das variantes mais transmissíveis dentre todas as que estão circulando no mundo e já foi detectada em pelo menos 29 países. Mas, conforme a entidade, as vacinas têm funcionado e nas análises preliminares não há indicação que a variante XBB cause sintomas mais severos.

Nova subvariante do coronavírus no Ceará
A subvariante XBB.1.5 foi apelidada nos Estados Unidos de “Kraken”, um monstro da mitologia grega, por causa do somatório de mutações que ela acumula. A Organização Mundial da Saúde afirmou que a variante é a mais transmissível já detectada desde o início da pandemia e foi responsável por mais que um quarto dos casos de covid-19 nos Estados Unidos na primeira semana de janeiro, além de já ter sido detectada em países da Europa.

Em março, o número de casos de Covid-19 dobrou no Estado. Enquanto em janeiro foram 1,6 mil pessoas positivadas, o último mês acumulou 3.284 pacientes infectados, sem nenhuma morte no período.

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.