Ato integra a greve nacional dos trabalhadores e trabalhadoras em educação e faz parte da programação da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública
Professores de escolas públicas de Fortaleza participaram de manifestação na Av. Desembargador Moreira, na manhã desta quarta-feira (26). Em nota enviada à imprensa, a categoria afirmou afirmou lutar “em defesa da educação pública”.
“Trabalhadores ocuparam as ruas para cobrar do Ministério da Educação mais financiamento para a educação pública, a defesa do piso e carreira para todos os profissionais da educação e a revogação do novo ensino médio e do decreto de militarização das escolas”, destaca a nota.
O ato integra a greve nacional dos trabalhadores e trabalhadoras em educação e faz parte da programação da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, de 24 a 28, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação(CNTE). A mobilização em Fortaleza foi organizada pelo Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute).
Piso salarial de educadores
Os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovaram, no dia 11 de abril, o novo piso salarial dos professores do Estado. A aprovação ocorreu por unanimidade.
Há cerca de três meses o anúncio nacional do reajuste foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
O projeto de lei do Ceará reestrutura o Sistema Remuneratório dos Profissionais de Nível Superior do Grupo Ocupacional Magistério da Educação Básica. O objetivo é promover ganhos que se repercutam em toda a carreira dos professores, não apenas daqueles cuja remuneração encontre-se abaixo do novo piso definido para o magistério nacional, visando garantir a continuidade de uma política de valorização dos profissionais da educação.
GCMais