Fora do Brasil desde o dia 30 de dezembro e encerrado seu mandato no Palácio do Planalto há cinco dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua usando as redes sociais para anunciar ações e medidas implementadas durante seu governo.
Desde o dia 1º de janeiro, Bolsonaro fez cinco publicações falando sobre ações implementadas durante sua gestão e anunciando resultados de tais medidas.
Nesta quinta-feira (5), o ex-presidente citou a Medida Provisória que isentou o pagamento do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terretstre), conhecido como o Seguro do Trânsito.
“No final de 2022, assinamos MP que mantém a garantia da isenção do DPVAT 2023, beneficiando milhões de motoristas brasileiros”, escreveu Bolsonaro. A postagem segue a mesma linha adotada nos primeiros dias da semana, quando ele anunciou outras ações de seu governo.
A estratégia rende milhares de curtidas por parte de apoiadores e também milhares de críticas e ironias por parte de críticos de Bolsonaro. A postagem feita na manhã desta quinta recebeu mais de 10 mil curtidas em menos de uma hora, mas vários internautas aproveitaram a postagem para questionar Bolsonaro sobre sua ida para os Estados Unidos.
"No dia 30 de outubro, a maioria do povo brasileiro decidiu que você não iria representar mais os brasileiros como presidente. Pode parar de se comportar como tal. Curta a Disney", escreveu um dos críticos de Bolsonaro.
Após perder o segundo turno da eleição, Bolsonaro ficou várias semanas sem se manifestar publicamente ou nas redes sociais. Segundo aliados, ele teve um problema de saúde e ficou afastado para se tratar. No início de dezembro ele voltou a fazer aparições públicas, mas sem fazer pronunciamentos ou discursos.
Bolsonaro desembarcou na Flórida, nos Estados Unidos, na noite do dia 30 de dezembro. Ele não informou quando pretende voltar para o Brasil.