segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Após 27 anos, eclipse solar anular poderá ser visto do Ceará

Assim como em anos anteriores, 2023 estará repleto de eventos astronômicos. Os fenômenos incluem 12 chuvas de meteoros, a conjunção de Vênus e Saturno, 2 eclipses lunares e 2 eclipses solares, além de superluas e até uma lua azul. No Ceará, no entanto, o único eclipse que poderá ser observado este ano pelos amantes de astronomia será o eclipse solar anular.

Eclipses
20 de abril – Eclipse solar total (não visível no Brasil)

5-6 de maio – Eclipse lunar penumbral (não visível no Brasil)

14 de outubro – Eclipse solar anular (visível em boa parte do país)

28-29 de outubro – Eclipse lunar parcial (visível em uma pequena parte do país)

Em 2023, teremos 2 eclipses solares: um total (quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol), em 20 de abril, e um anular (quando o Sol forma um anel ao redor da sombra da Lua), em 14 de outubro. O total não será visível no Brasil. Apenas alguns países da Ásia e Oceania conseguirão observar o fenômeno.

Já o anular passará pelo país. Cidades como Natal (RN), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e São Félix do Xingu (PA) terão a sorte de observar o “anel de fogo” ao redor da Lua criado pelo nosso Sol.

Por outro lado, em boa parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, quem olhar para o céu perto das 15h da tarde do dia 14 de outubro verá o nosso astro meio que “mordido” pela Lua.

Outros fenômenos
-Dia 1 de fevereiro: Cometa brilhante C/2022 E3 (ztf).

-Dia 17 de maio: ocultação lunar de Júpiter

-Dia 18 de agosto: Pico das Perseidas

-Dia 27 de agosto: Saturno em oposição

-Dia 31 de agosto: a maior lua cheia de 2023

-Dia 14 de outubro: eclipse solar anular (visível em boa parte do Brasil)

-Dia 3 de novembro: Júpiter em oposição

-Dia 14 de Dezembro Pico das Gemínidas

Este ano teremos dois eclipses solares, sendo um total, que é quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol e em 20 de abril. Em contrapartida, teremos apenas um eclipse lunar, que acontece quando o Sol forma um anel ao redor da sombra da Lua, que será em 14 de outubro. Para garantir a sua segurança e saúde, é necessário uso de filtro especial para observá-lo ou olhar para o reflexo do Sol.

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.