Um homem de 38 anos que vive em Luruaco, no estado de Atlântico, na Colômbia, não podia imaginar que, após ir dormir, uma barata entraria em seu ouvido direito, causando um enorme desconforto acompanhado de dor de cabeça.
O lojista trabalha no distrito de Santa Cruz, em Luruaco, e, por volta das 2h da última quarta (30/11), foi obrigado a dirigir-se ao pronto-socorro do hospital municipal para que a equipe médica retirasse o inseto de seu canal auditivo.
Durante o período em que a barata estava no ouvido do colombiano, ela teria tentado escapar, mas pelo lado errado, roendo o que estava em sua frente e causando ferimentos no tímpano e no canal auditivo do homem.
O problema é que o hospital de Luruaco não tinha condições de atender ao lojista e apenas forneceu anestesia local para “neutralizar” os movimentos da barata. Em seguida, o paciente foi encaminhado para uma unidade hospitalar de Sabanalarga, quando lhe disseram que precisava de um especialista, mais precisamente da intervenção de um otorrinolaringologista.
Por sorte, o colombiano de 38 anos foi salvo pelo cirurgião Juan Acuña, ex-prefeito de Sabanalarga, que usou um aparelho criado por ele (denominado otóclise) para extrair o inseto em aproximadamente cinco minutos.