Sul-coreanos derrotaram a o Brasil em amistoso disputado em 27 de março de 1999, em Seul, com Luxemburgo no comando
As classificações das favoritas Holanda, Argentina, França e Inglaterra, diante de Estados Unidos, Austrália, Polônia e Senegal, respectivamente, aumentam ainda mais a responsabilidade da Seleção Brasileira na partida diante da Coreia do Sul, nesta segunda-feira (5), no 974 Stadium, pelas oitavas de final da Copa de 2022. O time de Tite se apoia no excelente retrospecto canarinho diante de asiáticos para seguir na competição, pois em 40 confrontos contra eles, são 36 vitórias, três empates e apenas uma derrota, e ela serve de alerta, pois foi para os sul-coreanos.
Sim, a Coreia do Sul é a única seleção da Ásia a já ter vencido a Seleção Brasileira Principal. Isso aconteceu em 27 de março de 1999, num amistoso disputado no Estádio Olímpico de Seul.
Esta foi a primeira partida de Vanderlei Luxemburgo como treinador exclusivo da Seleção, pois até o final de 1998 ele acumulou o cargo com o comando do Corinthians. A derrota para os sul-coreanos saiu de um lance em que o lateral-esquerdo Felipe, do Vasco, perdeu uma bola no ataque, provocando um contra-ataque em que Kim Do Hoon superou o também vascaíno Odvan para fazer 1 a 0 aos 46 minutos da etapa final.
Nos outros sete jogos entre Brasil e Coreia do Sul foram seis vitórias brasileiras, com 16 gols marcados e apenas quatro sofridos. O último triunfo foi este ano, em 2 de junho, também em Seul, com o time canarinho fazendo 5 a 1, gols de Neymar (2), Richarlison, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus.
Goleadas
Uma marca dos confrontos entre brasileiros e asiáticos são as goleadas. Até mesmo em Copas do Mundo elas aconteceram. São apenas três jogos, todos pela fase de grupos e neste século. Na campanha do penta, em 2002, o Brasil fez 4 a 0 na China. No Mundial seguinte, na Alemanha, aplicou 4 a 1 no Japão. Em 2010, na África do Sul, estreou com um suado 2 a 1 sobre a Coreia do Norte.
Sob o comando de Tite, o retrospecto é também de 100% contra seleções da Ásia. São seis confrontos e seis vitórias, duas delas por três ou mais gols de diferença, ambas diante da Coreia do Sul, adversária desta segunda-feira, pelas oitavas de final do Mundial do Catar.
Antes dos 5 a 1 de junho deste ano, o Brasil fez 3 a 0, em 19 de novembro de 2019, em amistoso disputado em Abu Dhabi. Os gols foram de Danilo, que retorna ao time nesta segunda-feira, Philippe Coutinho e Lucas Paquetá, que também está de volta após ser poupado na derrota de 1 a 0 para Camarões na última sexta-feira.
A derrota de 1999 para a Coreia do Sul serve sem dúvida de alerta, mas a “obrigação” do time de Tite nesta segunda-feira é fazer valer o excelente retrospecto diante de asiáticos e até dos sul-coreanos e fazer com que a zebra, já espantada por holandeses, argentinos, franceses e ingleses, não cruze o caminho brasileiro nessas oitavas de final da Copa do Catar.