Os passageiros de um Boeing 737-700, que fazia a rota entre Toronto e Calgary, no Canadá, passaram momentos de apreensão na semana passada. O voo WS-661 da companhia Westjet, com 117 passageiros e cinco tripulantes, deveria levar cerca de 4 horas para chegar ao destino.
Mas o avião precisou ser desviado para Winnipeg após um dos pilotos passar mal e não conseguir controlar a aeronave, que estava a cerca de 10 km do solo e a uma velocidade de mais de 800 km/h. O caso ocorreu na quarta-feira da semana passada (16), de acordo com The Aviation Herald, uma publicação especializada em aviação.
O outro comandante do cockpit assumiu o avião, mas era necessária a presença de outra pessoa para ajudar a pousar.
Foi quando um dos passageiros, que também é piloto de avião e viajava como turista, se voluntariou e atuou por precaução na aterrisagem em Winnipeg — um desvio necessário para o principal piloto se recompor. O pouso ocorreu em segurança 25 minutos depois do incidente a bordo.
O TSB (Comitê de Segurança do Transporte), órgão equivalente à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), reportou que o “pouso ocorreu sem incidentes, e os passageiros foram recebidos no portão de desembarque pelo Serviço Médico de Emergência. O piloto foi avaliado e liberado para viajar como passageiro até o Aeroporto Internacional de Calgary”.
R7