Foto: Reprodução
O repórter Edney Cunha foi conhecer o peixe chamado Vinicius Júnior, que é aqui no Ceará e está dando o que falar
Você conhece a origem da expressão “gol de peixinho”? Gol de peixinho é aquele em que o jogador dá um mergulho, quase rente ao gramado, para cabecear. Mas você já viu peixe que faz gol? O repórter Edney Cunha foi conhecer o Vinicius Júnior, que é aqui no Ceará e está dando o que falar. Além de fazer gol, o bichinho ainda sinaliza os resultados das partidas dos jogos da Seleção Brasileira na copa do mundo do Catar de 2022.
História do peixe
A artilheiro foi descoberto pelo peixeiro cearense José Laurindo, de 70 anos. Ele pesca em açudes e vende peixes para criação e consumo há alguns anos. Certo dia, Laurindo percebeu que a espécie tamanduatá é bem agitada. Especialmente um peixinho, que adorava brincar com peças de plástico. Até que um dia um pregador caiu na bacia d’água. “Ele bateu com a calda na bola, e me veio a ideia”, relata.
O peixe macho tem de cerca de 10cm e possui uma curiosa capacidade de arremessar a bolinha contra a trave. Geralmente com a calda, mas também batendo com a cabeça. “Eu adestrei, que nem no circo”, conta.
Origem do “gol de peixinho”
Na inauguração do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, em 2 de outubro de 1960, o São Paulo enfrentou o Sporting, de Portugal. O primeiro gol do novo estádio foi marcado pelo jogador Arnaldo Poffo Garcia, mais conhecido como “Peixinho”, por causa de seu pai, Peixe, ex-jogador do Ypiranga. Peixinho deu um desses mergulhos para marcar e acabou batizando a jogada. Mas, atenção: nos Estados Unidos, gol de Peixinho, com certeza, terá outro significado. Uma empresa lançou um kit para não deixar os peixes paradões no aquário, sem ter o que fazer.
GCMais