segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Saiba quem é Janja, a futura primeira-dama do Brasil

Foto: Reprodução
Rosângela da Silva é paranaense, socióloga, tem histórico de militância no PT e atuou na campanha do presidente eleito.
A socióloga Rosângela da Silva, a Janja, de 56 anos, será a primeira-dama do Brasil, a partir de 2023. Ela nasceu em União da Vitória, cidade no Paraná, mas foi na capital Curitiba que ela cresceu. A paranaense foi peça-chave na disputa acirrada que reconduziu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto pela terceira vez.

Janja filiou-se ao PT aos 17 anos e, nas redes sociais, se apresenta como”petista de carteirinha”. Ela é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e se especializou em História.

Com MBA em gestão social e sustentabilidade, a próxima primeira-dama do Brasil atuou como coordenadora de programas voltados ao desenvolvimento sustentável na hidrelétrica de Itaipu, onde ingressou em 2005.

A socióloga também foi assessora de comunicação e relações institucionais na estatal Eletrobras entre 2012 e 2016. Ela voltou a Itaipu em 2016 e se desligou definitivamente da hidrelétrica em 2020.

Romance
Os dois começaram a namorar antes de Lula ser preso, em abril de 2018, quando o petista foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. O presidente eleito estava viúvo de Marisa Letícia, há cerca de um ano. Ela morreu aos 66 anos em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).

Durante os 580 dias em que esteve preso em uma cela da Polícia Federal em Curitiba, ele e Janja trocaram cartas e se encontravam nas visitas autorizadas pela Justiça. No dia em que foi solto, o ex-metalúrgico oficializou publicamente o namoro com Janja.

“Eu quero apresentar para vocês uma pessoa de quem eu já falei, mas que nem todos vocês conheciam. Eu quero apresentar a minha futura companheira. Vocês sabem que eu consegui a proeza de, preso, arrumar uma namorada e ainda ela aceitar casar comigo. É muita coragem dela”, disse Lula após deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, em novembro de 2019.

Em cerimônia com políticos famosos e celebridades, em São Paulo, o petista e a socióloga se casaram em maio de 2022.

Este é o terceiro casamento de Lula. O primeiro foi em 1969, com a operária Maria de Lourdes da Silva. O matrimônio durou até 1971, quando Lourdes morreu devido a um quadro de hepatite. Ela estava no oitavo mês de gravidez à época. O filho que os dois estavam esperando também morreu.

O segundo casamento foi com Marisa Letícia, em 1974. Lula e ela ficaram juntos por mais de 40 anos, até a morte de Marisa, em 2017, por conta de um acidente vascular cerebral. Eles tiveram três filhos: Fábio Luís, Sandro Luís e Luís Cláudio.

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.