sábado, 1 de outubro de 2022

Ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio pode ser governador do Ceará

No pleito deste ano Roberto Cláudio não obteve apoio de algumas lideranças locais, como Cid Gomes e Camilo. Foto: Divulgação
Candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) ao Governo do Estado, o médico sanitarista Roberto Cláudio tem um histórico de vitórias nas eleições em que disputou nos últimos anos. Eleito deputado estadual pela primeira vez em 2007, o pedetista se tornou presidente da Assembleia Legislativa, prefeito de Fortaleza de 2013 a 2020, em dois mandatos, e agora está na disputa daquele que é seu maior desafio.

Natural de Fortaleza, Roberto Cláudio tem 47 anos e iniciou na militância política após a conclusão do curso de Medicina, na Universidade Federal do Ceará (UFC), do qual seu pai, Roberto Claudio Frota Bezerra, era reitor. Em 2006, com 21.283 votos, foi eleito pelo antigo PHS um dos 46 deputados da Assembleia Legislativa.

Foi vice-líder do primeiro Governo Cid Gomes. Em 2010, se reelegeu deputado estadual, com um total de 68.469 sufrágios. Foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio de 2011 a 2013, mas renunciou ao mandato ao ser eleito prefeito de Fortaleza, em outubro de 2012, derrotando Elmano de Freitas, do PT, no segundo turno da campanha.

Cabo eleitoral

Roberto Cláudio foi reeleito em 2016, na ocasião disputando o segundo turno com Capitão Wagner. Durante seus mandatos, ficou conhecido pelos feitos em áreas estruturais, como na abertura de vias, criação das chamadas Areninhas e o IJF II. Foi o principal cabo eleitoral de Sarto, eleito prefeito de Fortaleza, em 2020, também derrotando Capitão Wagner no segundo turno.

Além do PHS e PDT, o candidato foi filiado ao PROS e PSB, sempre alinhado com os irmãos Ciro e Cid Gomes. Para o pleito deste ano, recebeu o apoio do presidenciável Ciro Gomes, mas viu Cid Gomes decidir pela neutralidade no primeiro turno. Também não conta com o apoio do ex-governador Camilo Santana e da governadora Izolda Cela, que decidiram apoiar a candidatura petista.

Por Miguel Martins - Blog do Edison Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.