Reunidos em Sobral, para um grande evento público em prol da candidatura de Lula da Silva, pedetistas e petistas discutem apoios, mas não formalizam nomes e lugares para o próximo governo a ser comandado por Elmano Freitas. Ocorre, entretanto, que os pedetistas, correligionários de Roberto Cláudio, ficam de nariz torcido por conta do que seriam as últimas posições do ex-Prefeito de Fortaleza e candidato derrotado ao Governo do Estado.
O mal estar é porque só agora segundo parceiros dele, de partido, resolveu dizer que votaria com seus companheiros no camarada Lula. Ora, dizem eles, se Roberto Cláudio conta com os deputados eleitos pela sigla pela qual disputou o Governo, PDT de raiz, dificilmente teria o apoio total. Para os pedetistas, no máximo ficariam com ele, dois dos 6 eleitos. -Prefeitura de Fortaleza não segura deputado, disse alguém.
Os nomes citados, são de Queiroz Filho e Cláudio Pinho, amigos pessoais eleitos com as bênçãos de RC. É isso que eles comentam, porque no contraponto do anúncio do apoio a Lula, oferecido por Roberto Cláudio, teria a posição de que ele, RC, faria oposição ao governador Elmano de Freitas. – Oposição nessas circunstancias chega a ser risível, e demonstra que R9berto Cláudio não assimilou ainda os erros do comando partidário, afirma um deles.