Foto: Divulgação
Um grupo de cinco famílias está produzindo alimentos orgânicos em Guaramiranga. Além de consumirem os itens, vendem para interessados das cidades vizinhas, incluindo até compradores da capital Fortaleza.
Um grupo de cinco famílias está produzindo alimentos orgânicos em Guaramiranga. Além de consumirem os itens, vendem para interessados das cidades vizinhas, incluindo até compradores da capital Fortaleza.
No rol da produção estão verduras e legumes livres de agrotóxicos.
O que também chama atenção é que o plantio ocorre nas propriedades da construtora Brasterra.
“Incentivamos o homem da terra a plantar , cedendo áreas nossas, pois além de gerar os bons e saudáveis alimentos, garante o sustento para as famílias”,
ressalta o sócio-proprietário da Brasterra, Luís Nunes.
Entre os beneficiados pela iniciativa da empresa é o senhor Biel. Agricultor, ele tem uma horta em um dos terrenos da empresa em Guaramiranga. Planta alface, rúcula, couve-manteiga, cheiro verde, tomate-cereja e outros.
“As pessoas sabem do nosso trabalho e da qualidade dos nossos produtos. Muitos vêm da cidade e regiões vizinhas à Guaramiranga comprar, sem eu precisar sair para vender. Tenho compradores de Fortaleza que estão sempre por aqui”, ressalta. “Eles procuram meus produtos por serem totalmente naturais, sem agrotóxicos”, explica Sr. BIEL.
“Tenho a intenção de aumentar minha área de plantio, inserindo o pimentão, alho-poró e pimentinha de cheiro”, diz.
Outras ações
Outras ações encampadas pela Brasterra no âmbito da sustentabilidade são a doação de mudas para a população, replantio de áreas degradadas. Na inovação e na redução de resíduos sólidos em suas obras.
“Estamos desenvolvendo um projeto piloto para criar um horto natural de mudas, na cidade de Guaramiranga, para que assim a comunidade local e visitantes possam coletar mudas e fazer o plantio em suas residências.
A área vai funcionar permanentemente. Estamos em parceira com uma empresa de aplicativos para monitorar a localização de cada muda, garantindo assim o seu plantio”, complementa o empresário Luís Nunes.