O candidato a governador pelo PDT, Roberto Cláudio, defende a criação de uma Rede de Atenção Psicossocial no Interior do Estado, com a criação de 14 unidades especializadas na saúde mental. Médico, o postulante tem destacado a área da Saúde como uma das prioridades de sua campanha eleitoral no pleito deste ano.
Durante caminhada no bairro Planalto Pici, na manhã desta segunda-feira (05), ele apresentou suas propostas para qualificar a saúde mental no Estado. O pedetista afirmou que pretende regionalizar a Atenção Psicossocial.
“A saúde mental atualmente é menos estigmatizada e passou a ser entendida como uma verdadeira epidemia, que precisa ser enfrentada com prevenção. Uma das ações do nosso Plano de Governo é criar 14 Centros Regionais de Atenção Psicossocial”, destacou.
Disponibilizar internação psiquiátrica no interior do Estado também foi citada pelo candidato como ação necessária para ampliar a assistência a saúde mental dos cearenses. “Precisamos levar ao interior a oportunidade de internação psiquiátrica que atualmente está limitada a Fortaleza e, principalmente, nesta rede de apoio psicossocial inserir um braço da psicopedagogia”, disse.
O postulante tem sido crítico do sistema de saúde existente no Ceará atualmente. Em alguns de seus programas, já reclamou da falta de hospitais regionais no Interior do Estado, o que ainda faz com que pessoas tenham que se deslocar até a Capital para serem atendidas em unidades hospitalares de Fortaleza, como o Instituto Dr. José Frota, o IJF.