segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Ex-prefeito de Bela Cruz tem candidatura a deputado federal impugnada

De acordo com o jornal O Povo, em matéria publicada no último dia 1° de Setembro, o ex-prefeito de Bela Cruz, Eliesio Rocha Adriano, o Cachimbo, que é candidato a deputado federal pelo pelo partido Partido Social Democrático - PSD, teria tido o pedido de sua candidatura impugnada a pedido do Ministério Público Eleitoral.

"Fundamentação: Inelegibilidade - Rejeição de Contas Públicas, prevista no art. 1º, I, da LC nº 64/1990, com redação dada pela LC nº 135/2010 Contas relativas ao exercício de gestor municipal do Bela Cruz/CE (gestões 2005-2008) julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União no ano de 2018. Autor da impugnação: Ministério Público Eleitoral".

A impugnação significa que a candidatura foi questionada. Isso não necessariamente resulta no indeferimento. De acordo com o glossário do TSE, impugnar significa se opor, discordar, contrariar ou refutar um pedido de registro de candidatura no âmbito da Justiça Eleitoral. A impugnação, ou seja, a contestação, pode ser protocolada tanto por candidatos adversários quanto pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) ou até mesmo por cidadãos comuns.

Já o indeferimento ocorre quando a Justiça Eleitoral rejeita o pedido de registro da candidatura. Nesse caso, os postulantes ficam impedidos de terem seus nomes inseridos nas urnas eletrônicas e não poderão ser votados.

Com informações do O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.