Após dois anos sem ocorrer o tradicional desfile de 7 de Setembro de Acaraú por conta da pandemia, havia a expectativa para que o tradicional desfile cívico militar ocorresse neste ano de 2022, quando se comemora o bi-centenário da independência.
Tradicionalmente desfilavam pelas principais ruas do Centro de Acaraú, as escolas municipais, estaduais, ong's, entidades civis sem fins lucrativos, bombeiros civis, Guarda Municipal, Polícia Militar, e Tiro de Guerra 10-018, o mais aguardado no desfile.
O desfile de 7 de Setembro é uma das comemorações mais aguardadas pelo acarauense, quando populares param para assistir os desfiles das calçadas, das ruas e da Praça do Centenário, local de encerramento.
De acordo com informações, uma nota da Secretaria de Educação de Acaraú foi encaminhado para os gestores escolares, para que a comemoração fosse realizada internamente pelas próprias escolas, podendo ser estendido a comunidade, devido a incerteza de garantir a logística de alimentação e transporte.
A nota ainda citaria que o batalhão da polícia não participaria pois teriam sido convocados para um evento maior do governo do estado.
Assim, Acaraú não comemorará com o seu tradicional desfile cívico militar os 200 anos da Independência do Brasil, não saindo as ruas para desfilar, o Tiro de Guerra 10-018, a Guarda Municipal e demais entidades que sempre se fazem presente as comemorações.
O Acaraú