terça-feira, 30 de agosto de 2022

Jovem fica em estado vegetativo após receber superdosagem de remédio em hospital

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Um caso de erro médico e clínico está sendo investigado em Porto Alegre após um paciente, de 28 anos, ficar em estado vegetativo com suspeita de receber superdosagem de medicamento em hospital. O caso aconteceu em outubro de 2021 e o medicamento que deveria controlar os batimentos cardíacos do jovem acabou causando uma parada cardiorrespiratória após a superdosagem. 

O jovem Alexandre Moraes Lara, deveria ter recebido apenas dois comprimidos do medicamento, porém, ele recebeu 20, ou seja, 10 vezes a mais e agora corre risco de ficar em estado vegetativo permanentemente. 

Em entrevista a RBS TV, a esposa de Alexandre afirma que na ocasião questionou o técnico de enfermagem sobre a dosagem, mas o mesmo confirmou a quantidade. Logo depois, o jovem passou mal. Gabrielle Bressiani, conta que o marido era ativo fisicamente, praticava surfe e ia à academia. Ela também disse que ele não reconhece a filha, pois quando ele deu entrada no hospital ela ainda estava grávida de três meses.

A família do jovem indica que a receita do cardiologista estava correta, mas houve erro na farmácia no momento do cadastro da quantidade do medicamento. No prontuário assinado pelo diretor-executivo do hospital foi apontado erro da equipe, por ter dispensado medicamento com a dosagem divergente da prescrição médica. O médico indicou 600 miligramas e foram dadas 6 mil miligramas. 

A família também reclama da demora de cinco minutos no atendimento de urgência e na falta de preparo de médica em orientar os enfermeiros e técnicos. 

A polícia segue investigando o caso e a atuação dos profissionais também está sendo investigada pelo Conselho Regional de Medicina (Cremers).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.