Os agentes de segurança pública da PM realizavam patrulhamento de rotina quando a mãe da criança acionou a composição pedindo socorro para seu filho
Foto: Divulgação/SSPDS
Policiais militares da 2ª Companhia do 14º Batalhão de Polícia Militar salvaram uma criança de um ano e meio que se engasgou com uma maçã, no Conjunto Industrial, em Maracanaú. O caso aconteceu no último sábado (4).
Criança se engasga com maçã
Os agentes de segurança pública da PM realizavam patrulhamento de rotina quando a mãe da criança acionou a composição pedindo socorro para seu filho. Imediatamente, um dos militares tomou a criança em seus braços e aplicou a manobra de Heimlich, utilizada em casos de obstrução das vias aéreas por um corpo estranho.
Após o sucesso da manobra, policiais acompanharam a família para uma unidade hospitalar.
Manobra de Heimlich
A Manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. Essa manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traqueia da vítima. Resumidamente, uma pessoa fazendo a manobra usa as mãos para fazer pressão sobre final do diafragma. Isso comprimirá os pulmões e fará pressão sobre qualquer objeto estranho na traqueia.
Sinais de engasgamento no bebê
Tosse, espirro, ânsia de vômito e choro durante a alimentação, por exemplo;
A respiração pode estar rápida e o bebê ficar ofegante;
Não conseguir respirar, o que pode pode causar lábios azulados e palidez ou vermelhidão na face;
Ausência de movimentos respiratórios;
Fazer muito esforço para respirar;
Emitir sons incomuns ao respirar;
Tentar falar mas não emitir nenhum som.
GCMais