Os motores HCCI são uma tecnologia recente que gera a combustão da gasolina sem necessidade de uma fagulha.
Foto: Pexels
Pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica (Centro de Tecnologia) da Universidade Federal do Ceará estão desenvolvendo um motor automotivo do tipo HCCI, utilizando etanol como combustível, que tende a ser mais eficiente, econômico e menos poluente que os atuais motores de combustão interna.
Os motores HCCI são uma tecnologia recente que gera a combustão da gasolina sem necessidade de uma fagulha, obtendo eficiência energética semelhante à do diesel. Segundo o professor André Bueno, que participa da equipe, o desafio é aplicar essa tecnologia, pela primeira vez, em um motor a etanol, o que trará um ganho extra por se tratar de um combustível menos poluente.
Os pesquisadores já realizaram simulações em computador, com resultados promissores, e se preparam agora para aplicar os primeiros testes em bancada. O projeto do motor automotivo HCCI a etanol está sendo desenvolvido com participação da UFC e sob coordenação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná para as empresas Renault e Magneti Marelli, dentro do programa Rota 2030.
GCMais