O Partido Socialista Brasileiro (PSB), lanço há um mês, em 04/5, durante live, comandada pelo ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, com entusiasmo, a pré-candidatura do professor de Direito Constitucional, Cristiano Lopes, para a Câmara Federal. Bandeiras do Professor Cristiano vão desde defesa dos direitos humanos a busca pela equidade de oportunidades e espaço na sociedade, além da educação, área que trabalha há mais de 15 anos.
“Igualdade é diferente de equidade”, crava Cristiano Lopes. Advogado e professor de Direito Constitucional e Direitos Humanos no Distrito Federal há mais de quatro anos. “A equidade é ainda mais urgente, pois significa reconhecer que todos precisam de atenção, mas não necessariamente dos mesmos atendimentos”, completou, o acadêmico, durante discurso proferido na tarde do último sábado, 28/5, quando anunciou a pré-candidatura à Federal, em reunião no Lago Sul.
Diante de uma plateia de quase 100 apoiadores, entre eles, o pré-candidato ao Governo do Distrito Federal, Rafael Parente; e o presidente do PSB, Rodrigo Dias; e o deputado distrital Fábio Félix (Psol), entre outros. Com projetos nas áreas, principalmente, ligadas à direitos humanos, LGBTQIA+, funcionalismo público e educação, o educador tem foco em apoiar iniciativas sociais voltadas para a defesa das minorias.
“As pautas que eu defendo são questões que eu vivo na carne e carrego na minha vida e na minha alma. Não é apenas planejamento político, mas um projeto que cargo como vida”, resumiu o professor aos prantos tomado pela emoção.
A escolha pelo PSB, segundo Cristiano, se deu justamente pela pluralidade e a diversidade de seus integrantes. No Partido, o professor terá liberdade para trabalhar em pautas importantes. “O que fez eu me apaixonar pelo PSB é essa empatia que todos os membros têm com as mais diversas pessoas que nós cruzamos. Eis um partido diversificado e plural.”
Quem é?
Cearense de Bela Cruz, Cristiano Lopes tem 43 anos e está casado há 13 anos com Alisson Pita. Também palestrante e escritos, o advogado é mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Cristiano atuou como membro da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/PE, entre outras funções ligadas a esse público.
O Acaraú