Foto: Reprodução / Instagram
Um bebê nasceu com dente em Santa Catarina e precisou ser levado ao dentista com apenas sete dias de vida para realizar a extração. Théo Valentim Cardoso precisou passar por uma cirurgia para remover o dente.
De acordo com a dentista que o atendeu, Débora Donato, a situação trazia riscos de aspiração, asfixia, além de impedir a mamada de forma adequada. O procedimento foi realizado no dia 18 de maio. Ainda segundo a dentista, a cirurgia foi rápida e sem complicações. Ela explicou ainda que o caso não é muito raro. O chamado “dente neonatal” costuma nascer nas primeiras semanas de vida do bebê.
Dente em bebê
Na maior parte dos bebês, os dentes começam a surgir após os quatro meses de vida, mas há casos em que os primeiros dentinhos já começam a aparecer logo após o nascimento da criança. Essa dentição costuma ter formato diferente, geralmente cônica, e coloração diferente.
As causas para um bebê desenvolver dentes de forma precoce não tem uma razão específica, mas pode estar associado a características hereditárias, hipovitaminoses (falta de vitaminas) ou até mesmo síndromes, como a displasia condroectodérmica, por exemplo.
Em casos do tipo um odontopediatra precisa ser consultado para avaliar a remoção do dente. Se a extração não for necessária, os pais precisam acompanhar a evolução dentária do bebê. O dente pode ser lixado para evitar ferimentos na mãe ou no filho. Para higienizar, basta uma gaze umedecida.