O apresentador de televisão e publicitário Alcide Filho foi preso pelo crime de estupro contra um adolescente de 14 anos, em Teresina (PI). Segundo a delegada Lucivânia Vidal, o jornalista é suspeito de manter o garoto morando com ele e trabalhando sem receber salário. De acordo com a Polícia Civil, a prisão aconteceu na manhã desta quarta-feira (8), na casa do investigado.
De acordo com entrevista da delegada ao g1, Alcide Filho teria estuprado o menino entre 2020 e 2021. Nesse mesmo período, o adolescente trabalhava para o apresentador sem receber salário, após ter sido chamado para fazer parte de uma produtora de vídeo montada na casa de Alcide. “Ele trabalhava de domingo a domingo na produtora, sem receber salário por isso”, disse Lucivânia.
O garoto resolveu sair da residência no final de 2021 e contou para a família os abusos que vinha sofrendo, e os relatos causaram “revolta e espanto”, na família, conforme Lucivânia Vidal contou ao g1, pois o grupo confiava no apresentador. Por conta dessa confiança, Alcide Filho conseguiu ter influência sobre o menino.
Garoto era controlado
Ainda segundo a delegada, um dos meios de controlar o garoto era garantir a ele acesso aos cartões de crédito de Alcide. Os crediários eram usados somente para compras relacionadas à casa do investigado.
A denúncia do caso ao Conselho Tutelar aconteceu em abril deste ano, por parte da mãe do menino, conforme o delegado Mateus Zanatta informou. Aproximadamente um mês depois, a DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) iniciou as investigações.
“Foi aberto o inquérito policial, colhidos elementos de informação que subsidiaram o pedido de prisão, existindo fortes indícios que demonstram a veracidade dos fatos, inclusive com depoimento de familiares do acusado”, disse o delegado. Com a conclusão do inquérito, a Justiça autorizou a prisão preventiva do apresentador.
A delegada disse que o apresentador tinha um poder sobre o adolescente, e que não existem provas sobre outras vítimas.
Alcide está à disposição da Justiça
De acordo com a Polícia Civil, a ação de cumprimento do mandado de prisão aconteceu com o auxílio da Gerância de Polícia Especializada. A corporação encaminhou o investigado à audiência de custódia e ele está à disposição da Justiça.
Conforme a delegada, “o modo de agir do suspeito demonstra que ele pode já ter cometido o mesmo crime antes. Não existiu na investigação outros menores, mas não que não haja suspeitas. Pela a experiência da DPCA, o modus operandi é de quem já sabe como cometer esse tipo de crime”.
Emissora do apresentador se pronuncia
O Grupo Meio Norte de Comunicação, responsável pela TV Meio Norte, em que Alcide Filho tinha um programa de ecoturismo, se pronunciou sobre o caso através de uma nota postada no site. O veículo informou que o programa dele, Ekoa, “será retirado da grade por tempo indeterminado, até que as denúncias sejam esclarecidas”.
“Reiteramos nosso reconhecimento ao enorme talento e grande serviço prestados à Meio Norte pelo publicitário e apresentador Alcide Filho, que certamente terá a oportunidade de expressar sua versão em relação ao fato noticiado”, disse o grupo.
A emissora ainda reiterou “seu repúdio a toda e quaquer forma de assédio, desrespeito, violência ou preconceito”.
Nota de esclarecimento
Em relação à denúncia de assédio envolvendo o publicitário e apresentador de programa terceirizado da Rede Meio Norte, Alcide Filho, a Meio Norte informa que o programa Ekoa, será retirado da grade por tempo indeterminado, até que as denúncias sejam esclarecidas.
Reiteramos nosso reconhecimento ao enorme talento e grande serviço prestados à Meio Norte pelo publicitário e apresentador Alcide Filho, que certamente terá a oportunidade de expressar sua versão em relação ao fato noticiado.
Sem mais para o momento, a emissora reitera seu repúdio a toda e quaquer forma de assédio, desrespeito, violência ou preconceito. Atenciosamente, Grupo Meio Norte de Comunicação.
BHAZ