sexta-feira, 13 de outubro de 2017

PARA REDUZIR CUSTOS, TRE DO CEARÁ VAI CONVOCAR MESÁRIOS POR E-MAIL

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará anunciou a implementação de cadastro por meio eletrônico para convocação de eleitores que irão auxiliar durante as eleições. Para as Eleições 2018, o TRE do Ceará contará com o total de 103 mil convocados, dentre mesários, delegados de prédio e auxiliares (pessoal de apoio).

De acordo com a regra, o eleitor que for convocado pelo Cartório Eleitoral para auxiliar nas eleições será orientado a preencher um formulário no cartório ou no endereço eletrônico do TRE e a confirmar sua autorização para receber convocação por meio eletrônico.

A mensagem encaminhada pelo Tribunal ao e-mail do eleitor cadastrado não conterá link de direcionamento que o conduza a qualquer outra página. O eleitor terá o prazo de até 10 dias para confirmar o recebimento da convocação.

Consulta

A iniciativa de convocar os auxiliares por e-mail partiu de uma consulta formalizada pela diretoria do Fórum Eleitoral de Fortaleza para possibilitar aos juízes eleitorais a utilização de comunicação eletrônica, via e-mail para convocação de mesários, em substituição ao envio de correspondências aos colaboradores. “Essa iniciativa de convocação por meio eletrônico tem a vantagem de ser mais prática, mais célere e mais econômica em todos os sentidos”, afirma a secretaria da CRE, Águeda Gurgel.

Gastos

A coordenadora de eleições, Edna Saboia, fez um levantamento avaliando as despesas que foram feitas com os oficiais de justiça no período de 2004 a 2016, resultando em um gasto de mais de R$ 200 mil. A partir de 2016, com a entrega de cartas na capital e em Juazeiro do Norte, as despesas realizadas com os Correios resultaram em aproximadamente R$ 115 mil.

Alternativa

Em setembro deste ano, o TSE decidiu que cartas convocatórias de mesários não podem ser entregues por oficiais de justiça. Para a coordenadora, a resolução que dispõe da criação do cadastro eletrônico, “chegou em boa hora, porque vai suprir tanto a falta dos oficiais de justiça na entrega das cartas, como também na impossibilidade dos Correios”.

Com Politika com K





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.